A TAXONOMIA DE BLOOM NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Ângela Aparecida de Assis Polizello Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • José Adilson da Silva Must University, Estados Unidos
  • Nailton Sousa Saraiva Must University, Estados Unidos
  • Maria Auxiliadora Alves de Moura Must University, Estados Unidos

Resumo

O presente artigo discorre sobre a Taxonomia de Bloom e sua ligação com o processo de ensino aprendizagem de forma mais dinâmica e enriquecedora que por sua vez é um recuso educacional avaliativo que busca identificar as habilidades e as dificuldades de cada alunado em sua especificidade, propondo um planejamento didático com conteúdo interativos organizados contemplando as diversas áreas, promovendo o processo de ensino aprendizagem colaborativo buscando compreender as diversas maneiras de aprender, trazendo inovações na forma de trabalhar com os alunados, permitindo a prática dos alunos. Assim, devemos considerar a organização, avaliação e análise, como necessidade legitima da realidade escolar, carregando o papel da aprendizagem vista de forma abrangente propiciando informações reais do dia-a-dia em diferentes situações didáticas, sendo uma ferramenta facilitadora do trabalho em sala de aula. Obtivemos como metodologias para construção do artigo pesquisas bibliográficas, internet, revistas, artigos e livros, onde foram de grande relevância para construção do mesmo.

 

Biografia do Autor

Ângela Aparecida de Assis Polizello, Must University, Estados Unidos

Pedagogia PUC Campinas. Especialista em AEE atendimento educacional especializado e a psicomotricidade pelo instituto Santa Cruzeiro do Sul. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT.

José Adilson da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Graduado em Artes, pela Universidade Leonardo da Vinci. Graduado em Letras pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. É Professor Pedagogo e coordenador de Programas (SEMEC / Tijucas do Sul/PR), É Orientador Educacional (UNINTER). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - Must Univesity.

Nailton Sousa Saraiva, Must University, Estados Unidos

Graduado em Enfermagem (UNISULMA, 2013), Licenciado em Pedagogia (UNINTER, 2012) e em Letras (UNINTER, 2016). Fez MBA em Gestão Escolar na Universidade de São Paulo (Pecege/ESALQ/USP, 2018). Possui pós-graduação lato sensu em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa (UNINTER, 2016), Pneumologia Sanitária (FIOCRUZ, 2014), Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (FASAMAR, 2014), Orientação Educacional (FACIBRA, 2014), Educação Especial e Inclusiva (FASAMAR, 2014). É professor de Língua Portuguesa (SEDUC/MA), Coordenador Pedagógico (SEMED de Vila Nova dos Martírios/ MA) e cursa Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação (MUST University).

Maria Auxiliadora Alves de Moura, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás- PUC-GO; Graduada em Biologia pelo Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University. 

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Polizello, Ângela A. de A., Machado, J. C., Silva, J. A. da, Saraiva, N. S., & Moura, M. A. A. de. (2023). A TAXONOMIA DE BLOOM NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Ilustração, 4(5), 101–106. Recuperado de https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/211

Edição

Seção

Artigos Científicos