CIDADANIA DIGITAL NA SALA DE AULA
DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.209Resumo
Neste trabalho de pesquisa bibliográfica, discutimos a relevância da Tecnologia Baseada em Computador na Sala de Aula, focando em Tecnologias, Cidadania e Educação: Práticas Digitais e Riscos no Contexto das Instituições Escolares. A tecnologia oferece inúmeras vantagens, como o acesso a informações relevantes, aprendizado personalizado e o desenvolvimento de habilidades digitais. No entanto, também enfrenta desafios, como o acesso desigual, distrações e riscos on-line. Um aspecto crucial é a formação de cidadania digital, preparando os alunos para serem responsáveis e éticos no ambiente digital. A tecnologia pode contribuir para o ensino sobre segurança on-line, respeito, ética e discernimento de conteúdo. No entanto, a integração eficaz requer planejamento cuidadoso, formação adequada para os professores e políticas de uso responsável. A inclusão digital e o acesso equitativo às tecnologias são essenciais para evitar desigualdades. Além disso, é importante enfrentar desafios proativamente, garantindo a segurança e o bem-estar dos alunos. A tecnologia pode ajudar a desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, mas é fundamental equilibrar seu uso com outras abordagens pedagógicas. Em suma, a Tecnologia Baseada em Computador na Sala de Aula tem o potencial de melhorar a educação, desde que seja utilizada de forma responsável e alinhada aos objetivos educacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciene Alves , Fábio Fornazieri Picão, Lucas Ferreira Gomes , Odinei Barpi , Tatiane Alves Luccheti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.