CIDADANIA DIGITAL NA SALA DE AULA

DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Autores

  • Luciene Alves Must University, Estados Unidos
  • Fábio Fornazieri Picão Must University, Estados Unidos
  • Lucas Ferreira Gomes Must University, Estados Unidos
  • Odinei Barpi Must University, Estados Unidos
  • Tatiane Alves Luccheti Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.209

Resumo

Neste trabalho de pesquisa bibliográfica, discutimos a relevância da Tecnologia Baseada em Computador na Sala de Aula, focando em Tecnologias, Cidadania e Educação: Práticas Digitais e Riscos no Contexto das Instituições Escolares. A tecnologia oferece inúmeras vantagens, como o acesso a informações relevantes, aprendizado personalizado e o desenvolvimento de habilidades digitais. No entanto, também enfrenta desafios, como o acesso desigual, distrações e riscos on-line. Um aspecto crucial é a formação de cidadania digital, preparando os alunos para serem responsáveis e éticos no ambiente digital. A tecnologia pode contribuir para o ensino sobre segurança on-line, respeito, ética e discernimento de conteúdo. No entanto, a integração eficaz requer planejamento cuidadoso, formação adequada para os professores e políticas de uso responsável. A inclusão digital e o acesso equitativo às tecnologias são essenciais para evitar desigualdades. Além disso, é importante enfrentar desafios proativamente, garantindo a segurança e o bem-estar dos alunos. A tecnologia pode ajudar a desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, mas é fundamental equilibrar seu uso com outras abordagens pedagógicas. Em suma, a Tecnologia Baseada em Computador na Sala de Aula tem o potencial de melhorar a educação, desde que seja utilizada de forma responsável e alinhada aos objetivos educacionais.

Biografia do Autor

Luciene Alves , Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Letras. Especialização em Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Fábio Fornazieri Picão, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Educação Física. Especialista em Educação Física Escolar. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Lucas Ferreira Gomes , Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Química. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Odinei Barpi , Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Matemática. Especialista em Didática no Ensino Superior. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Tatiane Alves Luccheti , Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - (Flórida - USA). 

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Alves , L., Picão, F. F., Gomes , L. F., Barpi , O., & Luccheti , T. A. (2023). CIDADANIA DIGITAL NA SALA DE AULA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL. Revista Ilustração, 4(5), 157–163. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.209

Edição

Seção

Artigos Científicos