TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.208Resumo
Atualmente, apesar de todos os avanços e mudanças tecnológicas, as práticas pedagógicas encontradas em muitas escolas do século XXI ainda permanecem as mesmas ou pouco avançaram. Ademais, as práticas pedagógicas que eram empregadas até o início do século XXI, já não produzem mais os efeitos desejados para os alunos que, nos dias de hoje, frequentam as salas de aula. Logo, essas práticas pedagógicas já não são mais suficientes para que o aluno desenvolva competências e habilidades necessárias para enfrentar os desafios presentes e futuros. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo analisar os desafios da educação do século XXI para a integração de tecnologias à sala de aula. Assim, buscou-se identificar os desafios enfrentados pelos professores e instituições para que as tecnologias sejam integradas, de forma efetiva, à sala de aula. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Masetto (2000), Freire (2001), Moran (2007) e Alonso (2014). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. As conclusões mais relevantes indicam a necessidade de capacitação e formação continuada do professor com ênfase no uso das TDICs, a fim de que ele adquira habilidades necessárias para o desempenho da sua função no século XXI, com práticas pedagógicas atuais, auxiliando – de forma mais efetiva – os alunos na busca e construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Leônidas Alves do Nascimento, Adriana Persin de Araújo, Agnólia Pereira de Almeida, Clair de Andrade, Rodi Narciso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.