TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

Autores

  • José Leônidas Alves do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Adriana Persin de Araújo Must University, Estados Unidos
  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Clair de Andrade Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.208

Resumo

Atualmente, apesar de todos os avanços e mudanças tecnológicas, as práticas pedagógicas encontradas em muitas escolas do século XXI ainda permanecem as mesmas ou pouco avançaram. Ademais, as práticas pedagógicas que eram empregadas até o início do século XXI, já não produzem mais os efeitos desejados para os alunos que, nos dias de hoje, frequentam as salas de aula. Logo, essas práticas pedagógicas já não são mais suficientes para que o aluno desenvolva competências e habilidades necessárias para enfrentar os desafios presentes e futuros. Nesse sentido, o estudo teve como objetivo analisar os desafios da educação do século XXI para a integração de tecnologias à sala de aula. Assim, buscou-se identificar os desafios enfrentados pelos professores e instituições para que as tecnologias sejam integradas, de forma efetiva, à sala de aula. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se Masetto (2000), Freire (2001), Moran (2007) e Alonso (2014). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. As conclusões mais relevantes indicam a necessidade de capacitação e formação continuada do professor com ênfase no uso das TDICs, a fim de que ele adquira habilidades necessárias para o desempenho da sua função no século XXI, com práticas pedagógicas atuais, auxiliando – de forma mais efetiva – os alunos na busca e construção do conhecimento.

Biografia do Autor

José Leônidas Alves do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Graduado em Ciências Náuticas pelo Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar e em Segurança Pública Municipal pela Faculdade de Direito de Santa Maria. Licenciado em Matemática e Letras - Língua Portuguesa pela Faculdade de Educação Paulistana. Possui especializações em Educação Transformadora:  Pedagogia, Fundamentos e Práticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Novas Tecnologias na Educação e Formação Docente em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil; Coordenação Pedagógica para o Ensino Superior, Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Focus. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Adriana Persin de Araújo, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco; Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora pela Faculdade São Luís; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (Unijorge) Universidade Jorge Amado, Salvador/BA; Licenciada em Pedagogia (UNINTER) Centro Universitário Internacional; Tecnológica em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Psicopedagoga Clínica e Institucional (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (Wpos) Unyleya. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Pós-graduada em Tecnologias Educacionais (Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Clair de Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Gestão   Educacional   e   Metodologia   do   Ensino   Interdisciplinar   e   Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental-Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Don Bosco. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial.  Gestão Escolar Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Nascimento, J. L. A. do, Araújo, A. P. de, Almeida, A. P. de, Andrade, C. de, & Narciso, R. (2023). TECNOLOGIAS INTEGRADAS À SALA DE AULA: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI. Revista Ilustração, 4(5), 135–145. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.208

Edição

Seção

Artigos Científicos