AVALIAÇÃO FORMATIVA

A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA: USO CONSCIENTE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Agnólia Pereira de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Graciele Dias Must University, Estados Unidos
  • Jaqueline Edy de Andrade Must University, Estados Unidos
  • Sheila Costa Silva Pareschi Must University, Estados Unidos
  • Valéria Teixeira Modesto Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.207

Resumo

O processo avaliativo escolar sempre foi algo muito questionado por professores, famílias e estudantes. Muitos desafios na eficácia sobre os resultados obtidos das avaliações somativas são oriundas de que não representam a aprendizagem significativa. Dessa forma a avaliação formativa/processual como referência de aprendizagem, através do uso consciente das plataformas digitais, contribuem significativamente para a autonomia da aprendizagem e consequentemente, o aluno como co-autor na construção do próprio conhecimento. Nota-se que as plataformas digitais contribuem significadamente nesse processo e que o cenário educacional,  não mais pode negar a necessidade da ampliação do uso da avaliação formativa com a utilização das ferramentas  digitais em todas as modalidades de ensino. Porém, o uso das plataformas requer uma postura ética e comprometedora tanto por parte dos profissionais quanto dos alunos com os propósitos colaborativos inerentes para a avaliação se tornar mais eficaz. O objetivo desse trabalho é evidenciar como a avaliação formativa/processual contribui para a formação de estudantes cada vez mais reflexivos e autônomos e colaborativos na busca do conhecimento. A metodologia usada para a obtenção dos resultados foram estudos bibliográficos sobre o tema, trazendo as contribuições das tecnologias digitais como ferramentas colaborativas para o cenário da educação.     

Biografia do Autor

Agnólia Pereira de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Vernáculas e Literatura (UNIJORGE); Universidade Jorge Amado_ Salvador BA; Licenciada em Pedagogia ( UNINTER) Centro Universitário  Internacional; Tecnóloga em Recursos Humanos (Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Psicopedagoga Clínica e Institucional ( Estácio de Sá) Ribeirão Preto; Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica (WPOS) Unyleya; Metodologia do Ensino Superior (UNINTER); Tecnologias Educacionais ( Anhanguera); Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação - Must University.

Graciele Dias, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia, pela UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí); Pós Graduação em Gestão Escolar, com área de conhecimento em Educação, pela UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina); Especialização em Práticas interdisciplinares em Educação Infantil, Séries dos Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Médio, pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco;  Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Jaqueline Edy de Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí, pós-graduada em Educação Infantil, Séries Iniciais e Ensino Médio  pela Facvest, Progestão pela Secretaria de Estado da Educação, Ciências e Tecnologia, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Professora de Educação Infantil efetiva na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC. 

Sheila Costa Silva Pareschi, Must University, Estados Unidos

Graduação em Letras com habilitação em Línguas Portuguesa e Inglesa. Especialização em Docência Superior. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Psicopedagoga.  

Valéria Teixeira Modesto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Administração de Empresas pela UNICSUL. Licenciatura em Pedagogia pela FLATED. Especialista em Docência para Educação Profissional SENAC. Especialista em Gestão Escolar USP/ESALQ. Especialista em Psicologia Institucional FERA. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Almeida, A. P. de, Dias, G., Andrade, J. E. de, Pareschi, S. C. S., & Modesto, V. T. (2023). AVALIAÇÃO FORMATIVA: A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA: USO CONSCIENTE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM . Revista Ilustração, 4(5), 127–134. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.207

Edição

Seção

Artigos Científicos