AVALIAÇÃO FORMATIVA
A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA ESCOLA: USO CONSCIENTE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.207Resumo
O processo avaliativo escolar sempre foi algo muito questionado por professores, famílias e estudantes. Muitos desafios na eficácia sobre os resultados obtidos das avaliações somativas são oriundas de que não representam a aprendizagem significativa. Dessa forma a avaliação formativa/processual como referência de aprendizagem, através do uso consciente das plataformas digitais, contribuem significativamente para a autonomia da aprendizagem e consequentemente, o aluno como co-autor na construção do próprio conhecimento. Nota-se que as plataformas digitais contribuem significadamente nesse processo e que o cenário educacional, não mais pode negar a necessidade da ampliação do uso da avaliação formativa com a utilização das ferramentas digitais em todas as modalidades de ensino. Porém, o uso das plataformas requer uma postura ética e comprometedora tanto por parte dos profissionais quanto dos alunos com os propósitos colaborativos inerentes para a avaliação se tornar mais eficaz. O objetivo desse trabalho é evidenciar como a avaliação formativa/processual contribui para a formação de estudantes cada vez mais reflexivos e autônomos e colaborativos na busca do conhecimento. A metodologia usada para a obtenção dos resultados foram estudos bibliográficos sobre o tema, trazendo as contribuições das tecnologias digitais como ferramentas colaborativas para o cenário da educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Agnólia Pereira de Almeida, Graciele Dias, Jaqueline Edy de Andrade, Sheila Costa Silva Pareschi, Valéria Teixeira Modesto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.