O EFEITO, AS DIREÇÕES E ABORDAGENS DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM IMERSIVA E INDIVIDUALIZADA

Autores

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Daniele de Souza Velozo Must University, Estados Unidos
  • Dilza Maria Cruz Melo Must University, Estados Unidos
  • Fabiana Silva Oliveira Must University, Estados Unidos
  • Julia Pereira Nascimento Baía Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.206

Resumo

Os recursos multimídia representam um valioso instrumento pedagógico para enriquecer a prática docente em sala de aula, desde que sejam empregados de maneira apropriada. O objetivo principal deste estudo consiste em realizar uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica acerca da utilização de recursos multimídia na educação, com o propósito de compreender seu impacto no processo de aprendizagem e seu potencial para aprimorar as abordagens educacionais. Nesse sentido, os objetivos específicos englobam a análise do cenário atual da integração de recursos multimídia na educação, a exploração das tendências em curso, bem como a identificação de desafios e oportunidades nessa esfera. Além disso, busca-se avaliar como o uso desses recursos influencia o engajamento dos alunos, a retenção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Por fim, este artigo visa recomendar estratégias e diretrizes específicas para que as instituições educacionais possam incorporar, de modo eficaz e sustentável, diversos recursos multimídia em seus currículos, fomentando, assim, uma aprendizagem envolvente e personalizada. Ao final do artigo, espera-se obter informações valiosas que podem informar a prática docente e beneficiar educadores, pesquisadores e profissionais interessados em tecnologias emergentes na educação.

 

Biografia do Autor

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Daniele de Souza Velozo, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Gestão em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Dilza Maria Cruz Melo, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias – UFAM. Licenciatura Plena em Letras Língua e Literatura Inglesa -UFAM. Especialização em: Língua Inglesa na EAD-FAVENI, e, Especialização em Pobreza e Desigualdade Social – UFAM. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University.

Fabiana Silva Oliveira, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias-UFAM Licenciatura Plena em Língua e Literatura Inglesa-UFAM, Especialização em Gestão e Tutoria na EAD-UNIASSELVI, Especialização em Pobreza e Desigualdades Sociais- UFAM, Especialização em Educação Profissional e Tecnológica-EPT- IFAM, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação-Must University.

Julia Pereira Nascimento Baía, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Letras Português/Literatura. Tecnóloga em Marketing Digital. Especialização em Gestão Escolar. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Santos, S. M. A. V., Velozo, D. de S., Melo, D. M. C., Oliveira, F. S., & Baía, J. P. N. (2023). O EFEITO, AS DIREÇÕES E ABORDAGENS DOS RECURSOS MULTIMÍDIA NA EDUCAÇÃO PARA UMA APRENDIZAGEM IMERSIVA E INDIVIDUALIZADA. Revista Ilustração, 4(5), 165–174. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.206

Edição

Seção

Artigos Científicos