AMPLIANDO A APRENDIZAGEM

O KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Andreza de Souza Cardoso Must University, Estados Unidos
  • Iracilda Maria Nunes Veluta Alves Must University, Estados Unidos
  • Rosana Réus Must University, Estados Unidos
  • Shirleide Costa dos Santos Barbosa Must University, Estados Unidos
  • Silvia Renata de Carvalho Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.205

Resumo

O advento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) impõe à educação a necessidade de mudanças e incorporação das metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades do Kahoot como ferramenta de avaliação na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental II. Ao longo do estudo, serão apresentadas as características e possibilidades do Kahoot como uma ferramenta e metodologia ativa de aprendizagem, apontando suas potencialidades e contribuições na prática docente e nos processos avaliativos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada neste estudo foi a revisão bibliográfica, pois permite a compreensão da temática e contempla o objetivo proposto. Os resultados indicam a possibilidade do professor ressignificar sua prática pedagógica, dinamizando suas aulas e motivando a participação ativa, crítica e criativa dos alunos, além de despertar o interesse deles pelos conteúdos, promovendo uma educação mais interativa, divertida e significativa. Pode-se verificar que a aplicabilidade do Kahoot permite ao professor reforçar conteúdos, avaliar e verificar os níveis de dificuldades e aprendizados apresentados pelos alunos, possibilitando retornar e repensar o processo, qualificando suas aulas e o aproveitamento escolar dos estudantes.

Biografia do Autor

Andreza de Souza Cardoso, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pós-Graduada em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio, das Faculdades Integradas FACVEST. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Iracilda Maria Nunes Veluta Alves, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Letras Português pela Universidade Luterana do Brasil, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Fafich - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Pós-Graduação em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Rosana Réus, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Unopar, Pós-graduada em Educação infantil, Séries Iniciais com ênfase em Educação Especial pela Faculdade Dom Bosco, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Shirleide Costa dos Santos Barbosa, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura plena em Letras - Português e Literatura pela UECE, Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Tecnológica de Palmas, Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University.

Silvia Renata de Carvalho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Univali, Pós-graduada em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco, Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela Uniasselvi, Alfabetização e Letramento pela Uniasselvi, Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University.  

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Cardoso, A. de S., Alves, I. M. N. V., Réus, R., Barbosa, S. C. dos S., & Carvalho, S. R. de. (2023). AMPLIANDO A APRENDIZAGEM: O KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Ilustração, 4(5), 147–156. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.205

Edição

Seção

Artigos Científicos