MODERNIDADE LÍQUIDA, GERAÇÕES E AS ADVERSIDADES DA EDUCAÇÃO MEDIANTE A SOCIEDADE ATUAL

Autores

  • Monique Bolonha das Neves Meroto Must University, Estados Unidos
  • Cristiani Lopes Silva Must University, Estados Unidos
  • Cristiane Tonetto Escobar m
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.204

Resumo

Este artigo, apresenta como uma das principais adversidades para a educação, o conflito entre as gerações, já que estamos inseridos em uma sociedade de gerações heterogêneas, onde a necessidade de formação docente é uma realidade, atendo-se na relação de professores e alunos. A capacitação vem com o objetivo de ajudar o profissional aproximar a teoria com práticas voltadas aos cotidianos dos alunos, já que os estudantes atuais nasceram e permaneceram com a tecnologia digital ao seu alcance, aprendendo e manuseando cada vez mais. Essa percepção, torna o aprendizado mais visível e concreto, alcançando resultados mais satisfatórios. O objetivo principal deste trabalho é debater como deve ser a educação frente a sociedade de hoje em dia e a geração atual de estudantes, suas características e como as instituições e professores devem agir perante essa realidade, também será abordada Modernidade Líquida, Gerações de Veteranos, Baby Boomers, X, Y, Z e Alpha. Desvendar os objetivos propostos aqui apresentados, foi através da metodologia de pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico, na finalidade de identificar e analisar as disposições e perspectivas contidas na abordagem do tema proposto. As especificidades de cada geração, categoriza as formas de comportamento e diferenças existentes entre elas. As relações entre pessoas de diferentes gerações, muitas vezes tornam-se confusas e conflituosas. O termo Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman, relaciona a modernidade a algo vulnerável, possível ser modificada e gerando certas dificuldades para obter os objetivos concretos, exemplo disso é a ligação entre os processos educacionais de uma geração.

Biografia do Autor

Monique Bolonha das Neves Meroto, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Graduada em Artes Visuais. Especialização em Supervisão Escolar, Psicopedagogia e Gestão Escolar, Educação Especial Inclusiva. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.                                                                                                            

Cristiani Lopes Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Licenciatura em Filosofia. Especialização em Ensino Religioso. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

Cristiane Tonetto Escobar, m

Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais, Supervisão Educacional, Orientação Educacional, Planejamento Pedagógico, Gestão Escolar, Projetos e Práticas Educativas e Fundamentos e Organização Curricular. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT. 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Meroto, M. B. das N., Silva, C. L., Escobar, C. T., Machado, J. C., & Narciso, R. (2023). MODERNIDADE LÍQUIDA, GERAÇÕES E AS ADVERSIDADES DA EDUCAÇÃO MEDIANTE A SOCIEDADE ATUAL . Revista Ilustração, 4(5), 175–183. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.204

Edição

Seção

Artigos Científicos