A ERA DIGITAL E A DEPENDÊNCIA DE SUA GERAÇÃO
PROVOCAÇÕES E ADITAMENTOS NO PERCURSO ESCOLAR POR PARTE DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.201Resumo
Diante de uma geração profundamente enraizada na utilização dos recursos digitais, que proporcionam agilidade e controle no acesso a informações, notícias, conteúdos, estudos, pesquisas e descobertas, entre outros benefícios inerentes à era digital, observamos um cenário em que pais, educadores e a sociedade em geral se empenham em encontrar as abordagens mais adequadas para otimizar essas vantagens no atual contexto. Os screenagers como são conhecidos, estão completamente imersos na cultura das telas. Esse grupo de indivíduos emprega dispositivos eletrônicos em praticamente todas as esferas de suas vidas, desde atividades cotidianas, como despertar, solicitar refeições, efetuar pagamentos, estudar, consultar profissionais de saúde, até manter comunicações e relacionamentos, experimentando uma existência virtual em tempo real. No entanto, eles enfrentam desafios significativos na construção de sua inteligência emocional, sobretudo devido à escassez de experiências emocionais autênticas. A ascensão das abordagens educacionais 4.0 e 5.0 proporcionou a oportunidade de estabelecer conexões e oferecer orientação a fim de auxiliar essa geração a se harmonizar com sua realidade. Essa empreitada é conduzida com celeridade e primazia na qualidade de execução. Como resultado, emerge a necessidade de reformular a função do professor, que agora é encarado como colaborador, tutor, instrutor e mentor, fazendo uso de tecnologias ativas, inteligência artificial e outras ferramentas tecnológicas para apoiar o processo educacional. Assim, propósito fundamental deste estudo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, é apresentar definições e características dos screenagers, da educação 4.0 e 5.0, assim como os desafios intrínsecos enfrentados pelos professores em todas as dimensões e esferas de atuação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciene Carneiro da S. O. Timoteo, Aline Abreu Santana, Cristiane Raquel da Silva, Rebeca Maria de Oliveira, Rodi Narciso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.