INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS À DISTÂNCIA

Autores

  • Elionides José da Costa Must University, Estados Unidos
  • Ellen Gonçalves Lira Must University, Estados Unidos
  • Gabriela dos Santos de Almeida Must University, Estados Unidos
  • Maria Aparecida Martim Pereira Must University, Estados Unidos
  • Moésia da Cunha Batista Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.200

Resumo

Este artigo irá abordar a utilização da Inteligência Artificial (IA) na Educação a Distância (EAD). A IA pode ser uma ferramenta poderosa para personalizar a experiência de aprendizagem dos alunos, fornecer feedback instantâneo sobre o desempenho, criar meios de assistências virtuais para tirar dúvidas e analisar dados para melhorar a eficácia dos cursos realizados a distância. Neste contexto, é importante destacar, a importância em considerar o uso da Inteligência artificial, em benefício da educação em geral, na contemporaneidade. No entanto, é preciso considerar e proteger a privacidade dos dados dos alunos e a ética no uso da IA. Além disso, a implementação da IA pode exigir custos significativos em termos de infraestrutura e treinamento de pessoal. Considera-se que a inteligência artificial, em muitas situações, é de muito fácil acesso a população em geral, devido ao fácil acesso aos mais diversificados smartphones, que possibilitam o uso imediato de diversos meios de tecnologia artificial. É importante que educadores, instituições e reguladores trabalhem juntos para garantir a implementação ética e responsável da IA para promover a aprendizagem efetiva e significativa na EAD.

Biografia do Autor

Elionides José da Costa, Must University, Estados Unidos

Graduação  em  Licenciatura  Plena  em  Geografia,  pela  Universidade  Estadual  de  Goiás;  Graduação  em  licenciatura  plena  em  Pedagogia  pela  UVA  -(Universidade  Estadual  Vale  do  Acaraú);  CE;  Especialização  em:  Educação  Ambiental  Pela  Faculdade  de  Ciência  Humanas  de  Vitória ;  Especialização  em:  Gestão  da  Educação  Pública,  pela  Universidade  Federal  de  Juiz  de  Fora;  Mestrando  em  Tecnologias  Emergentes  em  Educação, pela Must University.

Ellen Gonçalves Lira, Must University, Estados Unidos

Graduada em (Matemática e Pedagogia) Universidade Católica de Goiás, e Universidade Vale do Acaraú. Especialista em Gestão da Educação Pública - Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Gabriela dos Santos de Almeida, Must University, Estados Unidos

Graduada  em  Pedagogia  pela  Universidade  do  Estado  do  Rio  de  Janeiro.  Pós-graduação  em  Orientação  Educacional  pela  Gama  Filho.  Mestre  em  Tecnologias  Emergentes  em  Educação pela Must University.

Maria Aparecida Martim Pereira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Neolatina pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em literatura brasileira pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Moésia da Cunha Batista, Must University, Estados Unidos

Graduação: Licenciatura em Ciências - Habilitação em Biologia, pela Universidade Estadual do  Maranhão  -  UEMA.  Especialista  em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo - Unicid; Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

 

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Costa, E. J. da, Lira, E. G., Almeida, G. dos S. de, Pereira, M. A. M., & Batista, M. da C. (2023). INSERÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS À DISTÂNCIA. Revista Ilustração, 4(5), 185–191. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.200

Edição

Seção

Artigos Científicos