MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Renata Fermino Ferrari Must University, Estados Unidos
  • Amneris Ribeiro Caciatori Must University, Estados Unidos
  • Alexandre Paiva Gaspar Must University, Estados Unidos
  • Marcio da Veiga Cabral Must University, Estados Unidos
  • Vera Cristina Souza Teracin Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.199

Resumo

Neste artigo, será apresentado os resultados do estudo que tem por objetivo investigar, por meio de revisão bibliográfica, as mídias digitais na educação. As questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: O que é mídia digital e mídia tradicional? O por que e para que utilizar mídias digitais na escola? Quais são os tipos de mídias digitais que estão sendo utilizadas hoje no ensino, bem como, se há diferenças entre as áreas do saber? Para o desenvolvimento, primeiramente, inicia com a definição das mídias digitais e a diferenciação delas das mídias tradicionais. Em seguida, apesenta o porquê e para que utilizar as mídias digitais nos ambientes de ensino. Posteriormente, explora as mídias digitais aplicadas na educação na atualidade. Em continuidade, exibe um exemplo próprio da mídia digital de gamificação empregada na aula para o Ensino Médio Integrado ao Técnico no componente Banco de Dados I. Em suma, concluí que as mídias digitais enriquecem as aulas e possibilitam uma metodologia diferenciada e dinâmica favorecendo o processo de ensino aprendizagem de forma global ou individualizada.

Biografia do Autor

Renata Fermino Ferrari, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduada em Sistema de Informação - Mackenzie; Licenciada em Pedagogia - Faculdade Associada Brasil; Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - HSM Escola Superior de Administração.

Amneris Ribeiro Caciatori, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduada em Fisioterapia - Universidade Cruzeiro do Sul; Licenciada em Fisioterapia - Fatec São Paulo; Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.

Alexandre Paiva Gaspar, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação - Must University; Especialização em Banco de Dados - Centro Universitário Claretiano; Especialização em Formação de Orientadores de Aprendizagem para EaD – PUC; Graduado em Ciência da Computação - UNI PINHAL; Licenciatura em Informática pela FATEC, Licenciatura em Matemática e graduado em Pedagogia.

Marcio da Veiga Cabral, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University; Graduado em Administração de Empresas e Pedagogia; Licenciado em Pedagogia e Matemática; Especialização em Psicopedagogia.

Vera Cristina Souza Teracin, Must University, Estados Unidos

Graduada em Direito - UFPA; Graduada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas - UNAMA; Licenciatura Plena - CEETEPS; Especialista em Direito Civil e Processual Civil - FGV; Especialista em Neuroaprendizagem: Neurociência aplicada a Educação - FATECE.

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Ferrari, R. F., Caciatori, A. R., Gaspar, A. P., Cabral, M. da V., & Teracin, V. C. S. (2023). MÍDIAS DIGITAIS APLICADAS NA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 4(5), 41–48. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.199

Edição

Seção

Artigos Científicos