A TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO

UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA PLATAFORMA CLASSCRAFT

Autores

  • Janmes Wilker Mendes Costa Must University, Estados Unidos
  • Ayrla Morganna Rodrigues Barros Must University, Estados Unidos
  • Daiana Cristina Parreira Must University, Estados Unidos
  • Domingos Sávio dos Santos Must University, Estados Unidos
  • Raimundo Sampaio Sales Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.198

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência realizado em uma turma de ensino fundamental anos finais, 9º ano, em uma escola de educação básica na cidade de Fortaleza, Ceará, a fim de demonstrar como o uso de recursos digitais podem transformar e inovar a prática pedagógica realizada de forma remota. Percebeu-se que com o uso de uma plataforma chamada Classcraft, juntamente com outros recursos disponíveis na web, conseguiu-se promover um maior engajamento dos alunos e proporcionar o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao ensino da Língua Inglesa. Perpassaremos também por uma breve revisão bibliográfica onde faremos memória da evolução do ensino remoto e ao que fez, ao longo dos tempos, os alunos buscarem por essa abordagem a fim de sanar suas necessidades de aprendizagem. Espera-se que com este trabalho, o leitor possa identificar-se com as necessidades apresentadas e usar a prática apresentada em suas aulas remotas, bem como entender a necessidade de  inovação e transformação das práticas pedagógicas, para que possamos também crescer como profissionais e perpassarmos entre os limiares da tecnologia e recursos digitais.

Biografia do Autor

Janmes Wilker Mendes Costa, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras Inglês pela Universidade Estácio de Sá. Especialista em Metodologias Ativas pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ayrla Morganna Rodrigues Barros, Must University, Estados Unidos

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Daiana Cristina Parreira, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena. Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa com Habilitação em Educação Inclusiva. Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Domingos Sávio dos Santos , Must University, Estados Unidos

Bacharel em Educação Física pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Licenciado em Educação Física pela Fundação Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Raimundo Sampaio Sales, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Letras e Artes pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Costa, J. W. M., Barros, A. M. R., Parreira, D. C., Santos , D. S. dos, & Sales, R. S. (2023). A TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO REMOTO: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA PLATAFORMA CLASSCRAFT. Revista Ilustração, 4(5), 13–21. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.198

Edição

Seção

Artigos Científicos