GERAÇÃO DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Roberto Gleydson da Silva Rodrigues Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Heloisa Ferreira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Lucinéia Ayres Coutinho da Silva Must University, Estados Unidos
  • Márcia Elisa Andrade Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.196

Resumo

Este artigo é uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo explorar o papel do professor, do aluno e da escola diante de uma geração antenada com as novas tecnologias. A exposição constante a dispositivos eletrônicos pode levar à distração, reduzir a capacidade de concentração e afetar negativamente a saúde mental dos alunos. Também pode haver uma dependência excessiva da tecnologia, o que pode limitar as habilidades sociais e a interação face a face. A geração digital tem um percurso escolar significativamente influenciado pelo uso generalizado da tecnologia. Os educadores desempenham um papel crucial em ajudar os alunos a desenvolver habilidades críticas, como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. Ao abraçar o potencial da tecnologia de forma equilibrada e intencional, os educadores podem ajudar os alunos a se tornarem usuários críticos e responsáveis. É fundamental que as instituições formadoras e os educadores adaptem suas práticas pedagógicas para atender às necessidades e características da geração digital. Esses alunos estão acostumados a interagir com a tecnologia desde cedo. Isso cria oportunidades para o uso de recursos digitais no ambiente escolar, como aulas online, plataformas de e-learning e ferramentas educacionais interativas.

Biografia do Autor

Roberto Gleydson da Silva Rodrigues, Must University, Estados Unidos

Graduado no curso de Licenciatura plena em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, Uece; Pós-graduado em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Pós-graduado em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, Universo. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás. Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Heloisa Ferreira da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás-PUC- Especialização em Planejamento Educacional e Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Lucinéia Ayres Coutinho da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade DOCTUM de Serra; Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional  pela Universidade Iguaçu (UNIG), Pós-graduada em Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais e na EJA pelo Instituto Superior de Educação e Cultura "Ulysses Boyd" (ISECUB), Pós-graduada em Libras - Língua Brasileira de Sinais pelo Centro Universitário de Araras (UNAR), Graduanda em Letras-Inglês pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. 

Márcia Elisa Andrade, Must University, Estados Unidos

Graduada no curso de Licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns-Go, Pós-graduada em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio de Janeiro, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

 

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Rodrigues, R. G. da S., Coelho, A. M. L., Silva, H. F. da, Silva, L. A. C. da, & Andrade, M. E. (2023). GERAÇÃO DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Ilustração, 4(5), 33–40. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.196

Edição

Seção

Artigos Científicos