INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Mariza Batista de Sousa Ferreira Must University, Estados Unidos
  • Andréia Ferreira Nascimento de Paula Must University, Estados Unidos
  • Ana Maria Lemes Coelho Must University, Estados Unidos
  • Laurita Christina Bonfim Santos Must University, Estados Unidos
  • Thaysa Aguiar Barbosa Moura Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.195

Resumo

O objetivo desse paper é compreender como utilização de Inteligência Artificial em cursos a distância pode colaborar com a aprendizagem dos alunos. É preciso, então, entender as contribuições e os limites de inserção de IA nos cursos à distância, mas também compreender as especificidades da Educação à Distância. Atualmente, há muitos cursos sendo ofertados de maneira online, com diversos formatos, assíncronos, síncronos, a partir da leitura de textos, assistindo a vídeo-aulas, em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Com isso, é preciso entender como as tecnologias podem beneficiar tais cursos, almejando melhorar a aprendizagem dos estudantes, considerando que a maioria das pessoas estão mais habituadas ao ensino presencial e precisam de mais suporte e auxílio ao adentrar num curso na modalidade à distância. Para compreender o proposto, a pesquisa bibliográfica foi utilizada como metodologia desse pape. Os estudos permitiram concluir que para que a aprendizagem ocorra, as IAs podem atuar principalmente no que ficou conhecido como personalização da aprendizagem, possibilitando adequar a experiência de ensino a distância a capacidade e habilidades de cada aluno, considerando seu nível de conhecimento, mas também suas dificuldades.

Biografia do Autor

Mariza Batista de Sousa Ferreira, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UNIVAR - Faculdades Unidas do Vale do Araguaia e em Artes Visuais pela UFG - Universidade Federal de Goiás. Pós-graduada em Educação Interdisciplinar, Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must Universit. 

Andréia Ferreira Nascimento de Paula, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás.

Pós-graduação em Formação de Professores - Área de Concentração:Gestão Educacional - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Faculdade Delta - Goiás.  Mestranda em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University).

Ana Maria Lemes Coelho, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia - PUC-Goiás. Pós-graduada em Informática Educativa - PUC-Goiás. Pós-graduada em Formação do Grupo de Multiplicadores da Cultura Gerencial-FGV. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino - Universo. Pós-graduada em Educação Especial na Perspectiva do AEE – ICG. Pós-graduanda em Análise do Comportamento Aplicada para Transtorno Espectro do Autismo. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Laurita Christina Bonfim Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração (UFAL). Licenciatura em Letras Português/Inglês (Facese). Pós-graduada em: Tecnologia da Informação (Facuminas), Business Intelligence (Facuminas) e Educação Digital (UNEB). Pós-graduanda em Educação a Distância (Unimontes) e Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT/IFES). Mestre em Master of Science in Emergent Technologies in Education (Must University). Doutoranda em Ciencias de la Educación (Fics). 

Thaysa Aguiar Barbosa Moura, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia. Pós-graduação em Gestão Orientação e Supervisão Escolar. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Ferreira, M. B. de S., Paula, A. F. N. de, Coelho, A. M. L., Santos, L. C. B., & Moura, T. A. B. (2023). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: PERSONALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM . Revista Ilustração, 4(5), 49–55. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.195

Edição

Seção

Artigos Científicos