EDUCAÇÃO E CIDADANIA DIGITAL

PRÁTICAS, RISCOS E ESTRATÉGIAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Cizelda Aparecida Triches Must University, Estados Unidos
  • Jean Carlos Triches Must University, Estados Unidos
  • Jordan Luis Artiaga Silva Must University, Estados Unidos
  • Luciana Pereira da Silva Must University, Estados Unidos
  • Raquel Farias Fuly de Souza Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.193

Resumo

Este trabalho trata da relação entre as tecnologias digitais e a cidadania no âmbito da educação. Busca-se responder como as escolas podem usar as tecnologias digitais para formar cidadãos digitais que saibam seus direitos e deveres no mundo online. Para isso, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica qualitativa sobre o conceito de cidadania digital, as práticas digitais e os riscos nas escolas, sugerindo-se estratégias pedagógicas para integrar as tecnologias digitais com a cidadania na educação. Constatou-se que as tecnologias digitais têm um papel cada vez mais relevante na educação, pois oferecem novas possibilidades de ensino e aprendizagem, de comunicação e interação, de acesso e produção de informação e conhecimento. No entanto, também trazem novos desafios e riscos, especialmente no contexto das instituições escolares e que dizem respeito à segurança online dos atores educacionais, à privacidade e proteção dos dados, à qualidade e confiabilidade das fontes de informação, à ética e responsabilidade no seu uso, à inclusão e equidade no acesso às oportunidades educacionais, entre outros. Assim, embora não seja possível sobrepor totalmente estes desafios ou eliminar estes riscos, é possível minimizá-los ou preveni-los por meio de algumas estratégias pedagógicas que visam à formação de cidadãos digitais que sejam capazes de usar as tecnologias digitais de forma ética, responsável e efetiva.

Biografia do Autor

Cizelda Aparecida Triches, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Regional de Palmitos - FAP e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Especialista em Educação e Segurança Humana pela Unochapecó e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Intervale. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida.

Jean Carlos Triches, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI e em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Especialista em Educação e Segurança Humana pela Unochapecó. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida.

Jordan Luis Artiaga Silva, Must University, Estados Unidos

Graduações em Licenciatura em Pedagogia e História. Especialista em Educação Inclusiva e Docência do Ensino Superior. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University/Florida EUA.

Luciana Pereira da Silva, Must University, Estados Unidos

[1] Graduação Pedagogia Universiade Mackenzie, MBA- Gestão Escolar- Universidade de São Paulo; Pós-Graduação- As Relações Interpessoais na escola e a construção da autonomia moral e intelectual- Universidade de Franca; Psicopedagogia- Universidade Paulista-Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação- Must University- Florida.

Raquel Farias Fuly de Souza, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de janeiro (FFP - UERJ). Especialista em Educação e Psicologia pelo Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Florida.

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Triches, C. A., Triches, J. C., Silva, J. L. A., Silva, L. P. da, & Souza, R. F. F. de. (2023). EDUCAÇÃO E CIDADANIA DIGITAL: PRÁTICAS, RISCOS E ESTRATÉGIAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. Revista Ilustração, 4(5), 75–84. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.193

Edição

Seção

Artigos Científicos