EDUCAÇÃO E CIDADANIA DIGITAL
PRÁTICAS, RISCOS E ESTRATÉGIAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.193Resumo
Este trabalho trata da relação entre as tecnologias digitais e a cidadania no âmbito da educação. Busca-se responder como as escolas podem usar as tecnologias digitais para formar cidadãos digitais que saibam seus direitos e deveres no mundo online. Para isso, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica qualitativa sobre o conceito de cidadania digital, as práticas digitais e os riscos nas escolas, sugerindo-se estratégias pedagógicas para integrar as tecnologias digitais com a cidadania na educação. Constatou-se que as tecnologias digitais têm um papel cada vez mais relevante na educação, pois oferecem novas possibilidades de ensino e aprendizagem, de comunicação e interação, de acesso e produção de informação e conhecimento. No entanto, também trazem novos desafios e riscos, especialmente no contexto das instituições escolares e que dizem respeito à segurança online dos atores educacionais, à privacidade e proteção dos dados, à qualidade e confiabilidade das fontes de informação, à ética e responsabilidade no seu uso, à inclusão e equidade no acesso às oportunidades educacionais, entre outros. Assim, embora não seja possível sobrepor totalmente estes desafios ou eliminar estes riscos, é possível minimizá-los ou preveni-los por meio de algumas estratégias pedagógicas que visam à formação de cidadãos digitais que sejam capazes de usar as tecnologias digitais de forma ética, responsável e efetiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cizelda Aparecida Triches, Jean Carlos Triches, Jordan Luis Artiaga Silva, Luciana Pereira da Silva, Raquel Farias Fuly de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.