PDCA

FERRAMENTA DE VERIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM

Autores

  • Sidinéia da Silva Must University, Estados Unidos
  • Claudia Kreuzberg da Silva Must University, Estados Unidos
  • Germano Fonseca Praxedes Must University, Estados Unidos
  • Pedro Soares Magalhães Must University, Estados Unidos
  • Vera Liz Silverio dos Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.192

Resumo

A escola está inserida no processo formativo do indivíduo em que está em constante transformação. Nesse processo é preciso verificar constantemente se a aprendizagem está de fato acontecendo. O uso das ferramentas de controle da qualidade no ensino e aprendizagem é importante para a coleta de informações e a busca de melhorias que visam alcançar os resultados positivos. Assim, neste estudo bibliográfico conceitual, objetiva-se abordar o conceito de ferramenta de controle e sua importância, bem como seu propósito. Nessa pesquisa, apresenta o método PDCA como ferramenta de controle de qualidade, a qual permite a possibilidade de melhoria contínua dentro do sistema em que é utilizado devido adequar-se a diversos projetos profissionais e educacionais. Para que esse método tenha bons resultados é preciso seguir os quatro passos propostos. Para sua eficácia, todas as etapas devem acontecer a fim de que não haja prejuízo nos resultados. O mesmo, pode ser usado em situações que visem o controle e a melhoria do problema identificado.

Biografia do Autor

Sidinéia da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Graduada em Educação Física pela Faculdade Ibra de Brasília (FABRAS); Pós-Graduada em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Pós-graduada em Supervisão, orientação e gestão escolar pela Faculdade Santo André (FASA); Pós-Graduada em Língua Portuguesa e Artes pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (UNIJIPA); Pós-Graduada em Linguística e Literatura pela Faculdade de ciências humanas e exatas de Rondônia (FARO); Mestre em Tecnologias Emergentes pela Must University.

Claudia Kreuzberg da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI); Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University-EUA (MUST); Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-Paraguai.

Germano Fonseca Praxedes, Must University, Estados Unidos

Licenciatura Plena em Química; Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Pedro Soares Magalhães, Must University, Estados Unidos

Licenciado em Pedagogia e Letras (FAEX); Especialista em Gestão Escolar (FAVENI) e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FUNIP); Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University).

Vera Liz Silverio dos Santos, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela UCB - Universidade Castelo Branco; Licenciatura em Filosofia pela FAERPI- Faculdade Entre Rios do Piauí; Licenciatura em Sociologia pela UNAR - Centro Universitário de Araras "Dr. Edmundo Ulson"; Pós-Graduada em Educação Inclusiva com Ênfase em Avaliação Diagnóstica pela FACEL (Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras); Pós-Graduada em Direitos Humanos pela Faculdade São Luís; Pós-Graduada Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia. Mestranda em Tecnologias Emergentes pela Must University (MUST).

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Silva, S. da, Silva, C. K. da, Praxedes, G. F., Magalhães, P. S., & Santos, V. L. S. dos. (2023). PDCA: FERRAMENTA DE VERIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 4(5), 85–90. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.192

Edição

Seção

Artigos Científicos