USO DAS FERRAMENTAS DO PROGRAMA GOOGLE FOR EDUCATION ALIADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Camila Sabino de Araujo Must University, Estados Unidos
  • Camilo Eduardo do Nascimento Must University, Estados Unidos
  • Elzo Brito dos Santos Filho Must University, Estados Unidos
  • Luciene Carneiro da S. O. Timoteo Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.191

Resumo

A era digital trouxe inúmeras mudanças em diversas áreas, inclusive na educação, logo para acompanharmos essas mudanças, temos que nos adequar às diversas possibilidades existentes, em um público até então desconhecido, como os ‘Nativos digitais’ e os ‘Letrados Digitais’. Para tanto, a empresa multinacional Google fornece uma gama imensa de aplicativos, que são recursos digitais gratuitos, popularizados no mundo inteiro, para os mais variados setores, até mesmo para a educação. Com esse cenário, refletiremos sobre a importância da ferramenta escolhida e para qual público o processo pode ser utilizado, ademais examinaremos alguns aspectos favoráveis e desfavoráveis  e sobre a motivação para a utilização, além dos resultados esperados, com a utilização dessas ferramentas. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura, para analisarmos as questões citadas, além disso, apresentaremos sucintamente as ferramentas oferecidas pela empresa Google, latentes para utilização em contexto educativo, aliadas ao ensino e aprendizagem escolar com o intuito de proporcionar dinamização das aulas, utilizando recursos mais familiarizados aos alunos desse novo milênio.

Biografia do Autor

Camila Sabino de Araujo, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Fisioterapia, Licenciatura em Biologia, Pedagogia e Artes Visuais. Especialista em Fisiologia do Exercício, Filosofia e em Arte Educação. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Camilo Eduardo do Nascimento, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Sistemas da Informação, Licenciatura em Artes Visuais e Informática. Especialização em Informática na Educação, Ensino Religioso e Artes. Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação.

Elzo Brito dos Santos Filho, Must University, Estados Unidos

Graduado em ciência da computação; Especialização em desenvolvimento Web; Mestrando em Tecnologia Emergentes em Educação pela Must University.

Luciene Carneiro da S. O. Timoteo, Must University, Estados Unidos

Secretariado Executivo Bilíngue. Letras Português Literatura. Pós-Graduação em Educação e Família. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Araujo, C. S. de, Nascimento, C. E. do, Filho, E. B. dos S., Timoteo, L. C. da S. O., & Santos, S. M. A. V. (2023). USO DAS FERRAMENTAS DO PROGRAMA GOOGLE FOR EDUCATION ALIADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista Ilustração, 4(5), 91–99. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.191

Edição

Seção

Artigos Científicos