PRÁTICAS DOCENTES EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA

Autores

  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich Must University, Estados Unidos
  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Must University, Estados Unidos
  • Tatiana Petúlia Araújo da Silva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.190

Resumo

Este estudo visa enfatizar a importância do papel do professor no contexto educacional dos ambientes de e-learning, destacando a motivação e a aprendizagem significativa em uma sincronização entre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA), a inteligência artificial (IA), o professor e o aluno. O estudo explora o papel do professor no ambiente tecnológico do e-learning e como os educadores e os alunos devem responder às tendências educacionais em constante evolução. O objetivo geral é apresentar o papel do professor nos ambientes de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os objetivos específicos concentram-se na modalidade de educação a distância (EAD) no e-learning e no ensino no ambiente AVA. Além disso, o estudo analisa a importância dos ambientes virtuais na educação, o papel do professor e a motivação dos alunos na perspectiva educacional do século XXI. Esta pesquisa baseia-se em extensa revisão bibliográfica, com referências de autores conceituados no meio acadêmico, destacando questões socioemocionais em ambientes educacionais enriquecidos por ferramentas digitais. A construção desta pesquisa utilizou livros eletrônicos da Must University livros físicos e acessos por meio da plataforma Google Scholar. A intenção deste artigo é provocar reflexões sobre a prática pedagógica em ambientes virtuais no contexto educacional.

Biografia do Autor

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Especialização em Docência na Educação Infantil (UFU). Atendimento Educacional Especializado pela (UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University Flórida.

Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento Stekich, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia   e Atendimento Educacional Especializado. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações:  Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University- Flórida.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Must University, Estados Unidos

Bacharel em Administração. Licenciatura em Matemática. Licenciatura em Pedagogia. Licenciatura em Física. Graduanda em Engenharia de Produção. Graduanda em Letras pelo IFES. Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão. Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática e Física. Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Especialização em Educação de Jovens e Adultos. Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana De Ciências Sociales (FICS); Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (MUST).

Tatiana Petúlia Araújo da Silva, Must University, Estados Unidos

Graduada em Letras e História pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares-PE. Especializações: Literatura brasileira e História do Brasil pela Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul- Palmares-PE. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University - Flórida.

Publicado

19-11-2023

Como Citar

Ribeiro, H. M., Stekich, C. D. L. do N., Pena, R. C. D., Santos, S. M. A. V., & Silva, T. P. A. da. (2023). PRÁTICAS DOCENTES EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA. Revista Ilustração, 4(5), 57–62. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.190

Edição

Seção

Artigos Científicos