RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO SUJEITO

Autores

  • Enilson Marques de Oliveira
  • Reginaldo Neves Martins
  • Dragsa Silva Santos Lima

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.174

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal, analisar e compreender a influência da família e do ambiente onde o aluno está inserido, no desenvolvimento do aprendizado. Assim, entendemos que a Dificuldade de Aprendizagem se refere a situações difíceis encontradas por crianças e adolescentes na escola, no entanto, lançamos mão do presente tema com o intuito de detectar ou compreender as causas que interferem no desempenho da aprendizagem, ponto primordial para o bom rendimento escolar, desde que as causas sejam trabalhadas e superadas. Para tanto faz se necessário que haja uma interação entre professor/aluno/família. Finalmente, o trabalho orientou-se pela pesquisa qualitativa: observação, análise documental e entrevistas semiestruturas, realizadas em uma Escola Municipal, do município Serra do Ramalho, Bahia, com base em estudos de autores renomados como Gema (2007) e Bourdieu, (2004).

Biografia do Autor

Enilson Marques de Oliveira

Graduado em Filosofia, Geografia e História; Pós-Graduado em Gestão e Orientação Educacional; Educação à Distância; Metodologia do Ensino de História e Geografia; Mestre em Ciência da Educação.

Reginaldo Neves Martins

Graduado em Filosofia e Educação Física; Pós-Graduado em: Gestão escolar, Ciências da Educação e Metodologia do Ensino de Filosofia; Mestre em Ciência da Educação.

Dragsa Silva Santos Lima

Graduada em Pedagogia, Ciências Biológicas e Serviço Social; Pós-Graduado em Gestão e Orientação Educacional; Mídias na Educação; Mestre em Ciência da Educação.

Publicado

25-09-2023

Como Citar

Oliveira, E. M. de, Martins, R. N., & Lima, D. S. S. (2023). RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO SUJEITO. Revista Ilustração, 4(3), 21–26. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i3.174

Edição

Seção

Artigos Científicos