APRENDER A APRENDER

Autores

  • Renata Carvalho Durães Pena Must University, Estados Unidos
  • Helena Maria Ribeiro Must University, Estados Unidos
  • João Carlos Machado Must University, Estados Unidos
  • Rodi Narciso Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.165

Resumo

Como aprender a aprender? O objetivo deste artigo é relacionar as novas metodologias, o currículo e as tecnologias buscando compreender o vínculo entre todos estes aspectos no sentido de promover uma reflexão sobre o atual cenário educacional brasileiro e suas demandas. Considera-se para a elaboração deste artigo alguns conceitos fundamentais. Considera-se o currículo como um documento que irá nortear, isto é, um documento normativo que irá fazer parte do PPP, isto é, o Projeto Político Pedagógico que vai determinar as bases e princípios a serem seguidos na elaboração do currículo em si em uma escola. Considera-se também que as TICs, consistem nas Tecnologias de Informação e Comunicação como recursos “responsáveis” por viabilizar este currículo. Mediante a relação destes fatores, a autora propõe uma reflexão sobre suas abordagens metodológicas envolvendo a tecnologia no ensino do idioma inglês em Colégios Bilíngues da cidade de São Paulo. Através de uma pesquisa bibliográfica a autora traz à tona diversos aspectos e percepções acerca do objeto observado concluindo que esta abordagem metodológica pode se constituir em uma experiência inovadora.

Biografia do Autor

Renata Carvalho Durães Pena, Must University, Estados Unidos

Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Triângulo (UNITRI) e Graduada em Letra Inglês e Português pela Universidade Campos Elíseos (UNIFIEO). Especializações: Jornalismo Científico pela Universidade de São Paulo (USP) e Jornalismo Internacional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Helena Maria Ribeiro, Must University, Estados Unidos

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especializações: Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Atendimento Educacional Especializado (A EE) pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida. 

João Carlos Machado, Must University, Estados Unidos

Graduando em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT. 

Rodi Narciso, Must University, Estados Unidos

Graduação em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Educação Especial. Gestão Escolar. Deficiência Visual. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University - Flórida.

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Pena, R. C. D., Ribeiro, H. M., Machado, J. C., & Narciso, R. (2023). APRENDER A APRENDER. Revista Ilustração, 4(2), 131–136. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.165