MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE E-LEARNING
UM DESAFIO A SER ALCANÇADO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.163Resumo
A motivação é um fator importante que interfere na vida escolar do estudante, a fim de melhorar a aprendizagem. O presente paper apresentou uma pesquisa cujo objetivo geral é descobrir formas de motivar o estudante no ambiente e-learning, deixando-o atrativo. Porém, que estratégias podem ser usadas para realizar esta tarefa? E têm como objetivos específicos definir motivação; definir ambiente virtual de aprendizagem – AVA; e apresentar metodologias que promovem a motivação no e-learning. Para tanto, são necessários recursos tecnológicos que promovam a motivação no ambiente virtual de aprendizagem com uso de inteligência artificial - IA. As questões que deram norte ao desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica foram um estudo teórico sobre motivação: conceitos e implicações, onde ficou claro o que é motivação e sua relevância; ambiente virtual de aprendizagem, onde ficaram evidentes conceitos e os elementos que faz parte deste ambiente; e, por fim, metodologias que promovem a motivação no e-learning, onde foram apresentadas estratégias que motivam o estudante, que são imprescindíveis e corroboram para a eficácia do ensino neste tipo de ambiente. Neste estudo, cuja metodologia é qualitativa, dialoga-se com autores sobre a importância destas questões citadas, que deram credibilidade às conclusões encontradas. Para o sucesso de um curso de ensino a distância -EaD é necessário um ambiente acolhedor, onde exista empatia e bom relacionamentos entre seus usuários, fazendo uso de recursos tecnológicos que fazem parte desse processo motivando e despertando o interesse.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabrísia Maria da Silva Carvalho, Liliane Inácia da Silva, Fabrício Cardoso da Siva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.