MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE E-LEARNING

UM DESAFIO A SER ALCANÇADO

Autores

  • Fabrísia Maria da Silva Carvalho Must University, Estados Unidos
  • Liliane Inácia da Silva Must University, Estados Unidos
  • Fabrício Cardoso da Siva Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.163

Resumo

A motivação é um fator importante que interfere na vida escolar do estudante, a fim de melhorar a aprendizagem. O presente paper apresentou uma pesquisa cujo objetivo geral é descobrir formas de motivar o estudante no ambiente e-learning, deixando-o atrativo. Porém, que estratégias podem ser usadas para realizar esta tarefa? E têm como objetivos específicos definir motivação; definir ambiente virtual de aprendizagem – AVA; e apresentar metodologias que promovem a motivação no e-learning. Para tanto, são necessários recursos tecnológicos que promovam a motivação no ambiente virtual de aprendizagem com uso de inteligência artificial - IA. As questões que deram norte ao desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica foram um estudo teórico sobre motivação: conceitos e implicações, onde ficou claro o que é motivação e sua relevância; ambiente virtual de aprendizagem, onde ficaram evidentes conceitos e os elementos que faz parte deste ambiente; e, por fim, metodologias que promovem a motivação no e-learning, onde foram apresentadas estratégias que motivam o estudante, que são imprescindíveis e corroboram para a eficácia do ensino neste tipo de ambiente. Neste estudo, cuja metodologia é qualitativa, dialoga-se com autores sobre a importância destas questões citadas, que deram credibilidade às conclusões encontradas. Para o sucesso de um curso de ensino a distância -EaD é necessário um ambiente acolhedor, onde exista empatia e bom relacionamentos entre seus usuários, fazendo uso de recursos tecnológicos que fazem parte desse processo motivando e despertando o interesse.

Biografia do Autor

Fabrísia Maria da Silva Carvalho, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especializada em Estudos Linguísticos e Ensino de Português e Ensino de Literatura pela Universidade Estadual de Goiás-UEG. Graduada em Licenciatura Plena - Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás-UEG e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA. 

Liliane Inácia da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Montes Belos e especialização em Docência: Interdisciplinaridades e Demandas Contemporâneas-UEG. Graduada em Letras (Port./Inglês) pela UEG; Pedagogia pela FAESPE; ORCID: https://orcid.org/0009-0001-0838-5473. 

Fabrício Cardoso da Siva, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. Especializado em Estudos Linguísticos e o Ensino de Português pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Graduado em Licenciatura Plena - Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. 

Publicado

07-08-2023

Como Citar

Carvalho, F. M. da S., Silva, L. I. da, & Siva, F. C. da. (2023). MOTIVAÇÃO DO ESTUDANTE NO AMBIENTE E-LEARNING: UM DESAFIO A SER ALCANÇADO. Revista Ilustração, 4(2), 117–123. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i2.163