A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTO PSICOMOTOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Rafael Soares Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Fabio José Antonio da Silva Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i3.98

Resumo

Na alfabetização, durante a aquisição da leitura e da escrita, a criança necessita de habilidades psicomotoras para se desenvolver cognitivamente. Portanto, todo educador que alfabetiza necessita compreender como a criança constrói a noção de espaço e de tempo. Assim sendo, esta pesquisa buscou analisar a importância da psicomotricidade no processo da escrita. Considerando esses aspectos, para alcançarmos esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para apoiar um estudo sobre os processos de desenvolvimento da escrita e sua correlação com a psicomotricidade, haja vista que, a partir do momento em que a criança tem a noção de direção e espaço, os processos de escrita tendem a ser mais fluentes. O procedimento metodológico utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi a análise de literaturas produzidas nesta área, fundamentando-se em autores que defendem a psicomotricidade e sua contribuição no processo de alfabetização. Assim, concluímos que este trabalho contribuiu significativamente com o debate acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, garantindo situações favoráveis de aprendizagem.

Biografia do Autor

Fabio José Antonio da Silva, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil

Na alfabetização, durante a aquisição da leitura e da escrita, a criança necessita de habilidades psicomotoras para se desenvolver cognitivamente. Portanto, todo educador que alfabetiza necessita compreender como a criança constrói a noção de espaço e de tempo. Assim sendo, esta pesquisa buscou analisar a importância da psicomotricidade no processo da escrita. Considerando esses aspectos, para alcançarmos esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para apoiar um estudo sobre os processos de desenvolvimento da escrita e sua correlação com a psicomotricidade, haja vista que, a partir do momento em que a criança tem a noção de direção e espaço, os processos de escrita tendem a ser mais fluentes. O procedimento metodológico utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi a análise de literaturas produzidas nesta área, fundamentando-se em autores que defendem a psicomotricidade e sua contribuição no processo de alfabetização. Assim, concluímos que este trabalho contribuiu significativamente com o debate acerca do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, garantindo situações favoráveis de aprendizagem.

Publicado

06-08-2022

Como Citar

Silva, R. S., & Silva, F. J. A. da. (2022). A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO ELEMENTO PSICOMOTOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 2(3), 25–35. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i3.98

Edição

Seção

Artigos Científicos