A IMPORTÂNCIA DE ELEIÇÕES PARA A FUNÇÃO DE GESTORES EM ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAZONAS – AM

Autores

  • Alderlandia Correa da Silva Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, Novo Airão, AM, Brasil
  • Terezinha de Jesus Canavarro Brandão Universidad Dele Desarrollo Sustentable, Asunción, Paraguai

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i2.70

Resumo

A eleição para a função de gestor escolar já vem sendo realizada em alguns estados, e esta é uma realidade importante diante das transformações na sociedade, e deve-se considerar que a forma como o gestor é escolhido também faz parte destas inovações. E partindo do princípio da gestão democrática e participativa, este tipo de gestão é caracterizado como um processo que visa envolver a todos com a participação, com a tomada de decisão em conjunto. E o papel do gestor é fundamental para desenvolvê-la, ter competência e habilidade no sentido de projetar ações ativas com flexibilidade e principalmente abertas ás ideias, deve ser focado na condução da gestão escolar. Diante disto, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar a importância da eleição para gestores, quais suas vantagem e desvantagem enquanto processo, abordando neste a forma que o Estado do Amazonas adota para nomear um gestor de escola. Para tanto, os dados foram coletados a partir da observação do cotidiano escolar, houve uma revisão de literatura no intuito de alicerçar a importância da eleição para gestores bem como compreender através da gestão democrática que há um embasamento para que sejam realizadas as eleições para função, neste sentido este estudo foi desenvolvido em caráter qualitativo, pois, tem a intenção de demonstrar a relevância do referido tema.

Biografia do Autor

Alderlandia Correa da Silva, Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, Novo Airão, AM, Brasil

Licenciada em Pedagogia e Pós-Graduada em Gestão e Supervisão Escolar. É concursada como Pedagoga pela SEDUC - AM, atualmente desenvolve seu trabalho em uma escola pública no Município de Novo Airão.

Terezinha de Jesus Canavarro Brandão, Universidad Dele Desarrollo Sustentable, Asunción, Paraguai

Possui licenciatura em Letras – UFAM (2017). Atualmente é Docente da SEDUC – AM.

Publicado

06-07-2021

Como Citar

Silva, A. C. da, & Brandão, T. de J. C. . (2021). A IMPORTÂNCIA DE ELEIÇÕES PARA A FUNÇÃO DE GESTORES EM ESCOLAS ESTADUAIS DO AMAZONAS – AM. Revista Ilustração, 2(2), 7–15. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i2.70

Edição

Seção

Artigos Científicos