POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • Felix Matias Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil
  • Cláudia Araújo de Lima Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.63

Resumo

Resumo: Este artigo aborda sobre as Políticas Públicas de Alfabetizaç­ão e Educação de Jovens e Adultos e a Promoção dos Direitos Humanos em Moçambique. Procura-se através deste, reflectir de forma profunda, os aspectos que conduzem a perceção sobre a existência ou não de uma perspectiva educativa voltada para os direitos humanos nos programas de EJA. Para isso, tem como objetivo principal analisar o enquadramento dos direitos humanos nas políticas públicas de EJA em Moçambique. É um estudo de natureza qualitativa, com uma característica descritiva, sua metodologia concentra-se basicamente na revisão bibliográfica e estudo documental, num olhar crítico às políticas públicas educacionais. Do estudo realizado através deste artigo, concluiu-se que, por um lado, nos instrumentos legislativos de educação em Moçambique reconhece-se a importância dos direitos humanos no exercício da cidadania. Por outro lado, as políticas públicas de educação no país, não são muito claras quanto a abordagem dos direitos humanos como conteúdos a serem aprofundados no ensino da EJA, nem como uma perspectiva de formação deste subsistema de ensino, isto é, no plano curricular de AEA vem explícita a intenção de preparar pessoas para o mercado de trabalho, ou para o desenvolvimento econômico, mas o mesmo não acontece para a questão dos direitos humanos ou para um comprometimento na construção do bem-estar comum através do conhecimento dos direitos humanos e sua aplicação. Torna-se evidente que a definição de políticas públicas de EJA voltadas para o conhecimento dos direitos humanos teria maior contributo na construção de uma sociedade do bem.

Biografia do Autor

Felix Matias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Educação de Adultos com Habilitações em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade Pedagógica (2016). Atualmente é professor (formador de professores) do Ministério da Educação e do Desenvolvimento Humano de Moçambique. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente no seguinte tema: Politicas públicas de educação, Direitos Humanos. Gestão escolar, Gênero. Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação, Curso de Mestrado em Educação Social, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus do Pantanal - Brasil. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Direitos Humanos, Gênero, Vulnerabilidades e Violências - NEPI/ Pantanal. Link do orcid: https://orcid.org/0000-0001-5370-072X

Cláudia Araújo de Lima, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Corumbá, MS, Brasil

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz, Brasil (2014).
Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil.

Publicado

31-03-2021

Como Citar

Matias, F., & Lima, C. A. de . (2021). POLÍTICAS PÚBLICAS DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS EM MOÇAMBIQUE. Revista Ilustração, 2(1), 79–93. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.63

Edição

Seção

Artigos Científicos