A RELAÇÃO DO TABAGISMO NA OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES DENTÁRIOS
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v7i2.522Resumo
O tabagismo é uma causa de risco vastamente reconhecida para uma multiplicidade de complicações de saúde, no entanto sua repercussão específica nos implantes dentários e tecidos periimplantares constitui-se um campo de gradativo interesse. O fumo possui um notável indicador de risco para implantes osseointegrados e os fracasso estão associados com as fases envolvidas no decorrer do processo de reparo e osseointegração, além da sobrevida dos implantes em consequência do aumento da ocorrência de peri-implantite e mucosite peri-implantar, e como decorrência em alguns casos a perda do implante. A nicotina configura a substância de maior efeito e relevante toxicidade nos cigarros em relação os tecidos bucais. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre relação do tabagismo na osseointegração de implantes dentários para previsibilidade do tratamento. Dessarte, constata-se que o tabaco intervém desfavoravelmente na osseointegração e sobrevida dos implantes de titânio, em virtude das implicações citotóxicas das suas substâncias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Anselmo Junio Pedroso Matos, Elaine Silva Rodrigues, Kamila Miranda de Jesus, Jordanny Santos Oliveira, Juçara Brito Meirelles, Mário Jorge Souza Ferreira Filho, Patrícia Nahmias Costa, Paula de Oliveira Cunha, Regina Cristina Lima da Silva, Rodrigo Marrochio Pavane

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
