A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA COMO CAMINHO FORMATIVO NA ATUALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.52

Resumo

Diante da necessidade de um debate envolvendo o campo da educação, com vistas ao processo formativo dos sujeitos, o presente artigo busca discutir a importância de uma educação humanizadora na contemporaneidade, permitindo que os sujeitos se reconheçam como indivíduos e que compreendam o seu papel enquanto cidadãos, sendo capazes de atuar com autonomia e criticidade na sociedade. A metodologia adotada pautou-se em estudos em referenciais bibliográficos, bem como adotou-se uma pesquisa do tipo qualitativa, cuja forma de análise dos dados baseou-se na Análise Textual Discursiva. A educação humanizada/humanizadora deve auxiliar no desenvolvimento de um pensar crítico, autônomo e reflexivo dos sujeitos, atentando para as questões sociais, culturais, ambientais, econômicas, políticas e históricas. Por meio do uso da educação humanizadora os sujeitos se tornam ativos na sociedade e atuam de forma a transformar o seu contexto social, trocando saberes, vivências e experiências nos mais variados espaços da sociedade.

Biografia do Autor

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail: dieison´prestes@gmail.com

Denise da Costa Dias Scheffer, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: dcdscheffer@gmail.com

Publicado

29-01-2021

Como Citar

Silveira, D. P. da ., & da Costa Dias Scheffer, D. (2021). A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA COMO CAMINHO FORMATIVO NA ATUALIDADE. Revista Ilustração, 2(1). https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.52

Edição

Seção

Artigos Científicos