A EDUCAÇÃO HUMANIZADORA COMO CAMINHO FORMATIVO NA ATUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v2i1.52Resumo
Diante da necessidade de um debate envolvendo o campo da educação, com vistas ao processo formativo dos sujeitos, o presente artigo busca discutir a importância de uma educação humanizadora na contemporaneidade, permitindo que os sujeitos se reconheçam como indivíduos e que compreendam o seu papel enquanto cidadãos, sendo capazes de atuar com autonomia e criticidade na sociedade. A metodologia adotada pautou-se em estudos em referenciais bibliográficos, bem como adotou-se uma pesquisa do tipo qualitativa, cuja forma de análise dos dados baseou-se na Análise Textual Discursiva. A educação humanizada/humanizadora deve auxiliar no desenvolvimento de um pensar crítico, autônomo e reflexivo dos sujeitos, atentando para as questões sociais, culturais, ambientais, econômicas, políticas e históricas. Por meio do uso da educação humanizadora os sujeitos se tornam ativos na sociedade e atuam de forma a transformar o seu contexto social, trocando saberes, vivências e experiências nos mais variados espaços da sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dieison Prestes da Silveira, Denise da Costa Dias Scheffer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.