TEORIAS DO RECONHECIMENTO E MOVIMENTOS FEMINISTAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO DE MULHERES NEGRAS NOS ESPAÇOS DE PODER
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v7i2.506Resumo
Os movimentos feministas têm sido organizações que denunciam as situações das mulheres em espaços privados e públicos, bem como anunciam novas perspectivas rumo a equidade dentro dos moldes democráticos, tendo presente categorias de gênero, raça e poder. São movimentos que englobam diversificadas pautas e, uma delas são as demandas das mulheres negras e sua participação em espaços de poder. Para analisar melhor a situação, por meio de uma abordagem dedutiva, com revisão bibliográfica e aportes fundantes das teorias do reconhecimento, a pesquisa busca refletir sobre qual a contribuição dos movimentos feministas na compreensão sobre a participação das mulheres negras nos espaços de poder da sociedade. O estudo demonstra que o patriarcado tem sido responsável pela hierarquização sexual e de gênero na sociedade, que ocasiona invisibilidade e naturalização de opressões e de violências, bem como gera a subcidadania das mulheres, reservando a elas, prioritariamente, espaços da vida privada. Tal situação das mulheres é agravada por outros recortes de renda e raça, tornando a existência d e mulheres negras ainda mais difíceis do que o geral. As teorias do reconhecimento auxiliam na compreensão acerca do reconhecimento das mulheres negras e sua exclusão dos espaços de poder, revelando a importância da ação dos movimentos feministas como protagonistas desse reconhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Tanise Rosa Klein Santos, Osmar Veronese, Rosângela Angelin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
