EXTENSÃO DA EVIDENCIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FILANTRÓPICAS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v1i3.49Palavras-chave:
Responsabilidade Social, Indicadores de Evidenciação, Teoria da Legitimidade, Teoria dos Custos Políticos, Evidenciação DiscricionáriaResumo
Este artigo tem como objetivo identificar a extensão da evidenciação voluntária de informações de responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior Filantrópicas (IESFs) do Brasil, em suas páginas de Internet. O estudo foi feito a partir de uma lista de 80 indicadores previamente definidos, considerando o interesse dos stakeholders das IESFs. Foram observadas as páginas eletrônicas de Internet de 174 IESFs, definindo-se assim o índice de evidenciação de cada IESF. Os resultados indicam que na média as IESFs evidenciam apenas 25,29% dos indicadores, ou seja, em torno de 20 indicadores. A IESF que mais evidencia atingiu um índice de 51,25%, 41 indicadores e a que menos evidencia ficou com um índice de 5,00%, 4 indicadores. O desvio padrão foi de 10,00% demonstrando uma variação significativa na extensão de evidenciação das IESFs. Assim, confirma-se que as IESFs evidenciam poucas informações do interesse de seus stakeholders em suas páginas de Internet. Futuras pesquisas podem abranger outras IESFs que passaram a ter página de Internet, estruturada após a seleção dessa amostra. Por fim, esta pesquisa contribui com o conhecimento teórico e empírico sobre a evidenciação de responsabilidade social das IESFs e com os órgãos reguladores e fiscalizadores sobre evidenciação, que poderão estabelecer políticas de evidenciação para esse tipo de organização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Francieli Grigolo Jornada, Rosane Maria Seibert, Raiziane Cássia Freire da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.