JOGOS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E O PENSAMENTO CRÍTICO

Autores

  • Dijalma Pereira Nunes Júnior
  • Gleison Peralta Peres
  • Ymara Silvia Pansani Pirani
  • Lucilene Donizete Pirani Mendonça
  • Maria Dolores Delmondes
  • Sônia Maria Zanezi Peres

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.473

Resumo

Atualmente, o interesse por recursos inovadores no ensino de história tem crescido, impulsionado pela busca por uma abordagem mais inclusiva e participativa. Nesse contexto, coloca-se o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, estimulando sua criatividade, autonomia e pensamento crítico. O professor passa a atuar como facilitador, utilizando recursos diversificados que atendam às diferentes formas de aprender, promovendo ambientes mais flexíveis, acessíveis e interativos. A integração de tecnologias digitais, como softwares, jogos e plataformas online, tem potencializado esse processo, tornando as aulas mais dinâmicas e alinhadas à realidade digital dos estudantes. Essas ferramentas ampliam as possibilidades de práticas pedagógicas inovadoras, favorecendo o engajamento e a participação ativa dos alunos, além de desenvolver habilidades cognitivas e sociais essenciais. Os jogos, por exemplo, podem abordar conteúdos históricos de forma lúdica, promovendo a imaginação, a reflexão e o entendimento do passado, conforme a teoria da consciência histórica de Jörn Rüsen (2006). Apesar dos avanços, há desafios na implementação, como a necessidade de planejamento pedagógico adequado e a superação de práticas tradicionais. A incorporação consciente e planejada de recursos tecnológicos e jogos no ensino de história revela-se fundamental para tornar o aprendizado mais motivador, acessível e conectado à cultura digital dos estudantes. Assim, a tecnologia se apresenta como uma aliada importante na formação de cidadãos críticos, criativos e engajados com a história e a sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Dijalma Pereira Nunes Júnior

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-Fiavec. Graduado em Ciências Biológicas. Professor da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Barra do Garças, estado de Mato Grosso.

Gleison Peralta Peres

Doutor em Educação – UFMT, graduado em História, Pedagogia e Artes Visuais. Professor efetivo na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – Seduc/MT.

Ymara Silvia Pansani Pirani

Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos - EJA e Gestão Ambiental. Graduada em História e Pedagogia. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, estado de Mato Grosso.

Lucilene Donizete Pirani Mendonça

Especialista em Educação Infantil e Educação Especial pela Faculdade Impactos Brasil (Facib) e graduada em Pedagogia (Uniderp). Professora na Escola Adventista Jardim Glória em Várzea Grande/MT.

Maria Dolores Delmondes

Especialista em Agroecologia pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Educação Multidisciplinar com foco em Geografia pela Faculdade do Instituto Pan-americano (Facipam). Graduada em Geografia. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, estado de Mato Grosso.

Sônia Maria Zanezi Peres

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), graduada em Pedagogia e História. Técnica Administrativa Educacional efetiva na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso – Seduc/MT.

Publicado

28-08-2025

Como Citar

Nunes Júnior, D. P., Peres, G. P., Pirani, Y. S. P., Mendonça, L. D. P., Delmondes, M. D., & Peres, S. M. Z. (2025). JOGOS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE HISTÓRIA E O PENSAMENTO CRÍTICO. Revista Ilustração, 6(2), 129–140. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.473

Edição

Seção

Artigos Científicos