A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.460Resumo
A inclusão escolar demanda responsabilidade coletiva e compartilhada. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da parceria entre escola, família e comunidade na promoção de uma educação inclusiva. Por meio de uma abordagem teórico-bibliográfica, discute-se como as ações colaborativas favorecem o desenvolvimento e o sucesso educacional de estudantes com necessidades educacionais especiais. Os achados evidenciam que parcerias efetivas fortalecem a construção de práticas pedagógicas inclusivas e promovem a equidade educacional. A atuação integrada desses três agentes sociais contribui para a superação de barreiras educacionais e sociais, assegurando um ambiente de aprendizagem acolhedor e acessível a todos. Além disso, a participação ativa da família e o apoio da comunidade ampliam o repertório de vivências e saberes dos estudantes, enriquecendo o processo educacional. Assim, a construção de uma escola inclusiva requer a valorização do diálogo, do respeito à diversidade e do compromisso coletivo com a transformação social.
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