A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Adriana Boniatti Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil
  • Aline Veriato Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil
  • Alaíse Franciele Lima da Silva Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil
  • Cintia Souza da Silva Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil
  • Shirlei Terezinha de Lima Tamiozzo Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.460

Resumo

A inclusão escolar demanda responsabilidade coletiva e compartilhada. Este artigo tem como objetivo analisar a importância da parceria entre escola, família e comunidade na promoção de uma educação inclusiva. Por meio de uma abordagem teórico-bibliográfica, discute-se como as ações colaborativas favorecem o desenvolvimento e o sucesso educacional de estudantes com necessidades educacionais especiais. Os achados evidenciam que parcerias efetivas fortalecem a construção de práticas pedagógicas inclusivas e promovem a equidade educacional. A atuação integrada desses três agentes sociais contribui para a superação de barreiras educacionais e sociais, assegurando um ambiente de aprendizagem acolhedor e acessível a todos. Além disso, a participação ativa da família e o apoio da comunidade ampliam o repertório de vivências e saberes dos estudantes, enriquecendo o processo educacional. Assim, a construção de uma escola inclusiva requer a valorização do diálogo, do respeito à diversidade e do compromisso coletivo com a transformação social.

Biografia do Autor

Adriana Boniatti, Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

Licenciada em Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais. Pós-graduada em Psicopedagogia pela UNIJUÍ. Professora na Rede Municipal de Ensino de Ijuí – RS.

Aline Veriato, Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Educação Infantil e em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade São Luís. 

Alaíse Franciele Lima da Silva, Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Pós-graduanda em AEE. 

Cintia Souza da Silva, Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

Graduada em Pedagogia – Habilitação em Administração, Supervisão e Orientação Escolar pela UNIJUÍ.

Shirlei Terezinha de Lima Tamiozzo, Secretaria Municipal Educação de Ijuí, Brasil

Graduada em Pedagogia pela UNIJUÍ. Pós-graduada em Gestão Escolar pela UFRGS.

Publicado

24-06-2025

Como Citar

Boniatti, A., Veriato, A., Silva, A. F. L. da, Silva, C. S. da, & Tamiozzo, S. T. de L. (2025). A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Ilustração, 6(2), 77–88. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.460

Edição

Seção

Artigos Científicos