A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Darmey Lúcia Pereira Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Istivio Vargas Vidigal Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Ivanilda Maria de Assunção Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Míria Rosa da Silva Oliveira Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Renata Acosta Trindade Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.
  • Simone Martins Pereira Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.
  • Teófilo Cruvinel dos Santos Júnior Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.458

Resumo

O presente manuscrito tem como objetivo compreender a importância da musicalização no processo de aprendizagem de crianças da educação infantil.  Desse modo, por meio de pesquisa bibliográfica, tematiza-se, num primeiro momento, o desenvolvimento e a evolução da música. Em seguida, aborda-se a importância da música no processo de aprendizagem, para tanto, apresentam-se pesquisas recentes que mostram o importante papel da música no desenvolvimento cerebral, da linguagem, em terapias, bem como na educação propriamente dita. Nesse contexto, visa-se compreender como acontece o processo da educação e musicalização nos diversos estágios da escolaridade: infantil, fundamental e médio. Por fim, apresentam-se algumas possíveis atividades que podem ser facilmente implementadas e/ou adaptadas nas escolas de acordo com suas necessidades. Conclui-se acreditando que a importância na música no Brasil ainda é subestimada e que frente aos muitos benéficos que a música por si só apresenta, em cruzamento com a educação infantil, poder-se-ia potencializar ainda mais o desenvolvimento das crianças na educação infantil, a saber, em sua criatividade, em seu relacionamento interpessoal, no desenvolvimento da linguagem, na sua capacidade de entendimento e memorização e no seu desenvolvimento humano integral.

Biografia do Autor

Darmey Lúcia Pereira, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciatura Plena em História e Pós-Graduação em Formação Socioeconômica do Brasil.

Istivio Vargas Vidigal, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Graduado em Ciências com habilitação em Biologia e Pós-Graduação em Orientação Educacional.

Ivanilda Maria de Assunção , Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Graduada em Letras e Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino.

Míria Rosa da Silva Oliveira, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciatura Plena Geografia e Pós-Graduação em Formação Socioeconômica do Brasil.

Renata Acosta Trindade, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Formada no Magistério na escola Estadual Guilherme Clemente Koehler, Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI, Pós-graduada em Educação Infantil (Sao Luis) e mestranda do curso de Educação com especialização em Formação de Professores (FUNIBER).

Simone Martins Pereira, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciada em Pedagogia.

Teófilo Cruvinel dos Santos Júnior, Secretaria de Estado da Educação de Goiás, GO, Brasil.

Licenciado em Ciências Biologicas e Especialista em Ciências da Natureza/Física.

Publicado

15-06-2025

Como Citar

Pereira, D. L., Vidigal, I. V., Assunção , I. M. de, Oliveira, M. R. da S., Trindade, R. A., Pereira, S. M., & Júnior, T. C. dos S. (2025). A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ilustração, 6(2), 55–70. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.458

Edição

Seção

Artigos Científicos