A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.458Resumo
O presente manuscrito tem como objetivo compreender a importância da musicalização no processo de aprendizagem de crianças da educação infantil. Desse modo, por meio de pesquisa bibliográfica, tematiza-se, num primeiro momento, o desenvolvimento e a evolução da música. Em seguida, aborda-se a importância da música no processo de aprendizagem, para tanto, apresentam-se pesquisas recentes que mostram o importante papel da música no desenvolvimento cerebral, da linguagem, em terapias, bem como na educação propriamente dita. Nesse contexto, visa-se compreender como acontece o processo da educação e musicalização nos diversos estágios da escolaridade: infantil, fundamental e médio. Por fim, apresentam-se algumas possíveis atividades que podem ser facilmente implementadas e/ou adaptadas nas escolas de acordo com suas necessidades. Conclui-se acreditando que a importância na música no Brasil ainda é subestimada e que frente aos muitos benéficos que a música por si só apresenta, em cruzamento com a educação infantil, poder-se-ia potencializar ainda mais o desenvolvimento das crianças na educação infantil, a saber, em sua criatividade, em seu relacionamento interpessoal, no desenvolvimento da linguagem, na sua capacidade de entendimento e memorização e no seu desenvolvimento humano integral.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Darmey Lúcia Pereira, Istivio Vargas Vidigal, Ivanilda Maria de Assunção , Míria Rosa da Silva Oliveira, Renata Acosta Trindade, Simone Martins Pereira, Teófilo Cruvinel dos Santos Júnior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.