AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHAR, ESCUTAR E DOCUMENTAR

Autores

  • Jaqueline do Amarante Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.454

Resumo

O objetivo com este artigo é contribuir para evidenciar a importância do olhar, da escuta sensível, na documentação pedagógica são fundamentais para compreender as singularidades de cada criança. Esses elementos permitem ao educador observar com atenção as expressões, interesses, descobertas e modos de interação das crianças no cotidiano. A partir dessa escuta qualificada, torna-se possível realizar uma documentação pedagógica mais significativa que valoriza os processos de aprendizagem e não apenas os resultados. Assim, a avaliação na Educação Infantil deixa de ser classificatória e passa a ser um instrumento de reflexão, que respeita o tempo e o desenvolvimento de cada criança e centrada na infância.

Publicado

04-06-2025

Como Citar

Amarante, J. do. (2025). AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHAR, ESCUTAR E DOCUMENTAR . Revista Ilustração, 6(2), 13–19. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.454

Edição

Seção

Artigos Científicos