AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHAR, ESCUTAR E DOCUMENTAR
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.454Resumo
O objetivo com este artigo é contribuir para evidenciar a importância do olhar, da escuta sensível, na documentação pedagógica são fundamentais para compreender as singularidades de cada criança. Esses elementos permitem ao educador observar com atenção as expressões, interesses, descobertas e modos de interação das crianças no cotidiano. A partir dessa escuta qualificada, torna-se possível realizar uma documentação pedagógica mais significativa que valoriza os processos de aprendizagem e não apenas os resultados. Assim, a avaliação na Educação Infantil deixa de ser classificatória e passa a ser um instrumento de reflexão, que respeita o tempo e o desenvolvimento de cada criança e centrada na infância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jaqueline do Amarante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.