EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O ENCONTRO ENTRE NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i10.453Resumo
Este artigo analisou como a integração entre Neurociência e tecnologias digitais pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem, com foco na promoção de práticas pedagógicas colaborativas e no uso de metodologias inovadoras, como o Team-Based Learning (TBL). O objetivo foi investigar de que forma os achados neurocientíficos e os recursos tecnológicos contribuem para o aprendizado, considerando suas implicações no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. Para isso, utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme definido por Marconi e Lakatos (2014), que consiste no levantamento e análise de materiais teóricos, como livros, artigos e outras publicações relevantes, com vistas à compreensão do tema. O estudo foi estruturado em três partes: a apresentação dos fundamentos da Neurociência e sua aplicação na Educação, a análise do impacto das tecnologias digitais em sala de aula e, por fim, as considerações finais, que sintetizam os achados. Concluiu-se que a integração entre Neurociência e tecnologias digitais é fundamental para a criação de práticas pedagógicas mais eficazes, inclusivas e alinhadas às demandas contemporâneas. Destacou-se, ainda, a importância da personalização do ensino, do uso de recursos multissensoriais e do planejamento pedagógico baseado em evidências científicas. O artigo reforçou a necessidade de formação docente contínua e do aprofundamento em pesquisas que ampliem o diálogo entre essas áreas, buscando à transformação do ensino e à promoção de uma educação mais inovadora e centrada no aluno.
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