O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSONALIZAÇÃO E EFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Alexsander Wilson Manzano Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.452

Resumo

Este artigo explorou o papel da Inteligência Artificial (IA) na transformação dos métodos educacionais, focando suas definições, aplicações práticas e capacidade de superar dificuldades pedagógicas. O objetivo da pesquisa foi analisar como a IA pode aprimorar o processo educativo, promovendo uma aprendizagem personalizada e eficaz. Para isso, adotou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme estabelecido por Gil (2009), que incluiu a pesquisa de literatura acadêmica e relatórios sobre a aplicação da IA em contextos educacionais. Os dados foram coletados de fontes secundárias e submetidos a uma análise qualitativa. Entre os principais autores referenciados estão Aguiar e Hermosilla (2007), que discutiram o uso de IA em ambientes virtuais de aprendizagem, e Vicari (2021), que destacou a personalização do ensino por meio de sistemas inteligentes. Kwan Lo (2023) e Baidoo-Anu e Ansah (2023) também foram citados por suas contribuições sobre os benefícios e desafios do uso da IA na educação. As conclusões do artigo enfatizaram que, apesar dos potenciais riscos como informações incorretas e plágio, a IA oferece vantagens significativas para a educação, incluindo a personalização do ensino e a capacidade de adaptar recursos educacionais às necessidades individuais dos alunos. Foi sugerido que pesquisas adicionais sejam realizadas para explorar mais a fundo as capacidades e limitações dessa tecnologia.

Biografia do Autor

Alexsander Wilson Manzano, Must University, Estados Unidos

Graduação. Especialização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

30-09-2024

Como Citar

Manzano, A. W. (2024). O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PERSONALIZAÇÃO E EFICIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 5(9), 275–282. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.452

Edição

Seção

Artigos Científicos