DESENHANDO O FUTURO: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES NO DESIGN INSTRUCIONAL

Autores

  • Alexsander Wilson Manzano Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.451

Resumo

Este artigo abordou a integração do Design Instrucional (DI) com tecnologias emergentes e suas implicações no campo educacional. O objetivo principal foi investigar como a utilização de tecnologias inovadoras pode enriquecer o DI, promovendo experiências de aprendizagem mais eficazes e engajadoras, além de identificar os desafios e considerações éticas associadas a essa abordagem. Para tanto, adotou-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme descrito por Barreto e Honorato (1998), que implicou na análise e interpretação de literatura existente sobre o tema. No decorrer do estudo, discutiu-se como ferramentas digitais, plataformas de aprendizagem online e recursos multimídia, mencionados por autores como Falkembach (2005) e Silveira et al. (2012), podem transformar o ensino e aprendizagem ao permitir a personalização e a interatividade no processo educacional. Também foram explorados os desafios enfrentados na implementação dessas tecnologias, especialmente em termos de acessibilidade e manutenção da relevância educacional, destacando a importância de abordagens éticas na gestão de dados dos alunos. Concluiu-se que, apesar dos desafios, a integração de tecnologias ao DI apresenta um potencial significativo para melhorar a qualidade e a inclusão nas práticas educacionais contemporâneas. Encorajou-se, portanto, a realização de mais pesquisas para superar as barreiras existentes e otimizar ainda mais o uso de tecnologias no DI.

Biografia do Autor

Alexsander Wilson Manzano, Must University, Estados Unidos

Graduação. Especialização. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. 

Publicado

30-08-2024

Como Citar

Manzano, A. W. (2024). DESENHANDO O FUTURO: O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS EMERGENTES NO DESIGN INSTRUCIONAL. Revista Ilustração, 5(8), 259–266. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.451

Edição

Seção

Artigos Científicos