ENSINAR COM SOM, IMAGEM E MOVIMENTO: A FORÇA DA MULTIMÍDIA NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Alexsander Wilson Manzano Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i6.449

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar o conceito de multimídia e discutir suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, tanto no ensino presencial quanto na educação a distância. Partiu-se da compreensão de que o uso de recursos multimídia, ao articular diferentes linguagens como imagens, vídeos, sons, textos e animações, representou uma estratégia relevante para promover ambientes educacionais mais dinâmicos, interativos e centrados no estudante. A investigação adotou como metodologia uma pesquisa de natureza bibliográfica, conforme Barreto e Honorato (1998), caracterizada pelo exame sistemático de obras e materiais já publicados, com o intuito de embasar a discussão sobre o tema e refletir criticamente sobre sua aplicação na prática pedagógica. Os dados foram coletados a partir da análise de produções teóricas e documentos institucionais, sendo interpretados por meio de uma abordagem qualitativa. Foram abordadas as definições e características da multimídia, suas contribuições no contexto educacional e sua relação com a formação docente. Também foram apresentados exemplos práticos, com destaque para a Universidade Regional de Blumenau (FURB), que adotou o modelo OnLife de ensino, integrando aulas presenciais e transmissões por streaming. Concluiu-se que a utilização consciente e planejada de recursos multimidiáticos contribuiu para a inovação pedagógica, a ampliação das possibilidades didáticas e o fortalecimento de práticas educativas alinhadas às demandas da cultura digital.

Biografia do Autor

Alexsander Wilson Manzano, Must University, Estados Unidos

Graduação: Ciências Contábeis. Especialização: Controladoria e Gestão Financeira. Mestrando: Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

30-06-2024

Como Citar

Manzano, A. W. (2024). ENSINAR COM SOM, IMAGEM E MOVIMENTO: A FORÇA DA MULTIMÍDIA NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Ilustração, 5(6), 65–74. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i6.449

Edição

Seção

Artigos Científicos