APRENDIZADO SEM FRONTEIRAS: COMPETÊNCIAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i5.448Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar os papéis desempenhados pelos estudantes e docentes na Educação a Distância (EaD), compreendendo como essas responsabilidades e competências contribuem para o sucesso do processo educativo. O tema central girou em torno da importância da EaD no cenário educacional contemporâneo, destacando sua capacidade de democratizar o acesso ao conhecimento e romper barreiras geográficas e sociais. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, conforme definido por Löche (2012), que envolveu a busca, análise e interpretação de fontes teóricas e empíricas sobre o tema. As principais fontes consultadas incluíram autores como Moreira (2021), que discutiu os fatores essenciais para o sucesso dos estudantes, e Dutra e Pereira (2015), que abordaram o papel do docente na criação e gestão das situações de aprendizagem. A Resolução CNE/CP nº 2, de 20/12/2019 (Brasil, 2019), e Penteado e Costas (2021) foram fundamentais para compreender as competências necessárias dos docentes na utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Na conclusão, destaca-se que os estudantes precisam de acesso adequado às ferramentas tecnológicas, familiaridade com essas tecnologias, autodisciplina e capacidade de autogestão. Para os docentes, é essencial a utilização crítica das TDICs, a criação de ambientes de aprendizagem interativos e o cuidado com a própria saúde. Ressaltou-se a importância do planejamento estratégico e da autorregulação no sucesso da EaD. Por fim, recomendou-se a realização de mais pesquisas para aprofundar o entendimento sobre as melhores práticas na Educação a Distância, promovendo uma educação mais inclusiva e de qualidade.
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