APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA E A IMPORTÂNCIA PARA A AUTONOMIA DO ESTUDANTE

Autores

  • Elenice Maria Canello Must University, Estados Unidos
  • Marciane Altenhofen Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.438

Resumo

A contemporaneidade vem sendo marcada pelos avanços tecnológicos, e a interatividade social vem sofrendo constantes modificações com a utilização das tecnologias. E frente essa nova realidade hoje o grande desafio e motivar os estudantes no contexto de sala de aula e promover o domínio do conhecimento cientifico junto aos estudantes, para inseri-los nessa nova sociedade digital, um ensino pautado em modelos tradicionais já não comportam os espaços de sala de aula, onde temos alunos que dominam as mais variadas formas de tecnologias. O presente estudo tem como objetivo realizar uma breve discussão sobre a aprendizagem autodirigida e o papel do Design Instrucional para sua concretização junto aos estudantes. As ações docentes em prol da motivação do aprendizado, devem ocorrer, por meio de práticas educativas usando do ensino hibrido como um aliado, pois a oportunização de espaços de aprendizagem autodirigida o estudante passa a adquirir novas habilidades e tornar-se autônomo e autor de seu aprendizado. Para tanto, primeiramente será elencado um pouco sobre as definições e características da aprendizagem dirigida, Design Instrucional, bem como os pós e contras da aprendizagem autodirigida nos cursos online. Conclui-se com esse estudo, que essa forma de aprendizagem, vem revolucionando a maneira dos estudantes de aprenderem, pois ela promove uma autonomia e motivação ao aprendizado, principalmente nos cursos online. Mas, nada impede os professores de promover junto aos seus estudantes, essa forma de aprendizado no ensino presencial.

Biografia do Autor

Marciane Altenhofen, Must University, Estados Unidos

Licenciatura em Pedagogia. Psicopedagogia. Educação Especial Inclusiva.Gestão Escolar. Educação Infantil:Práticas em Sala de Aula. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

04-06-2025

Como Citar

Canello, E. M., & Altenhofen, M. (2025). APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA E A IMPORTÂNCIA PARA A AUTONOMIA DO ESTUDANTE. Revista Ilustração, 6(2), 3–12. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i2.438

Edição

Seção

Artigos Científicos