ALIENAÇÃO PARENTAL

CONCEPÇÕES, ASPECTOS PSICOJURÍDICOS E SOLUÇÕES JURÍDICAS NO ÂMBITO DO DIREITO BRASILEIRO

Autores

  • Thiago Borges Andrade Centro Universitário Unibras, Rio Verde, GO, Brasil
  • Amanda Karolyne Vieira Pereira Centro Universitário Unibras, Rio Verde, GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i10.409

Resumo

A presente pesquisa é apresentada como trabalho de conclusão de curso e tem como objetivo geral verificar o uso dos dispositivos legais e doutrinas na prevenção da alienação parental, bem como seu uso para reestabelecer o relacionamento entre o genitor alienado com a criança ou adolescente. Os objetivos específicos pretendem apontar a definição da alienação parental; identificar comportamentos de um possível alienador parental; compreender o uso de dispositivos para solucionar casos comprovados de alienação parental, e; verificar a existência de meios de prevenção da alienação parental através das leis e doutrinas psicojurídicas. Para isso, temos uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e abordagem qualitativa com a utilização de livros, dissertações, teses e artigos.  O conceito será apresentado a fim de estruturar uma linha teórica em torno da doutrina jurídica, bem como das considerações acerca dos impactos da prática no seio da família. Espera-se elaborar estratégias de prevenção e apontar caminhos jurídicos para resolver questões aprofundadas sobre o assunto.

Biografia do Autor

Thiago Borges Andrade, Centro Universitário Unibras, Rio Verde, GO, Brasil

Professor Mestre Orientador do Artigo científico apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Direito do Centro Universitário do Sudoeste Goiano (UNIBRAS)

Amanda Karolyne Vieira Pereira, Centro Universitário Unibras, Rio Verde, GO, Brasil

Acadêmica Orientanda do Artigo científico apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Direito do Centro Universitário do Sudoeste Goiano (UNIBRAS).

Publicado

20-11-2024

Como Citar

Andrade, T. B., & Pereira, A. K. V. (2024). ALIENAÇÃO PARENTAL: CONCEPÇÕES, ASPECTOS PSICOJURÍDICOS E SOLUÇÕES JURÍDICAS NO ÂMBITO DO DIREITO BRASILEIRO. Revista Ilustração, 5(10), 151–173. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i10.409

Edição

Seção

Artigos Científicos