RAÇA E GÊNERO: PERSPECTIVAS SOCIOCULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i10.400

Resumo

O presente artigo visa analisar a condição sociocultural da mulher, especificamente no que concerne à mulher negra, perfazendo um estudo histórico-social, bem como trazendo reflexões acerca da narrativa que Gilberto Freyre constrói acerca das mulheres negras durante o período colonial, em seu livro Casa Grande e Senzala. Ressalta-se a importância da temática frente a necessidade de enfrentamento aos problemas sociais presentes desde a época da colonização no Brasil, marcado pela discriminação racial e de gênero, que permanecem enraizados em meio a sociedade. A abordagem adotada na pesquisa foi a qualitativa, com método hipotético-dedutivo, empregando como procedimentos técnicos o bibliográfico e o documental. Como resultado, observa-se que a busca pela materialização dos direitos das mulheres negras auxilia o combate às opressões sofridas, assim como torna-se essencial por parte do Estado, a criação de políticas públicas voltadas a garantia da proteção contra todas as formas de discriminação de raça e de gênero, de forma a efetivar os direitos constitucionalmente previstos.

Biografia do Autor

Laura Zimmermann de Souza, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Mestra em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Dom Alberto - Santa Cruz do Sul/RS. Especialista em Direito de Família pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Pós- Graduanda em Direito Processual Civil pela Legale Educacional. Graduada em Direito pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Residente Jurídica no Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS). Realizou estágios de graduação e de Pós-Graduação no Escritório de Advocacia Andréia Moser Keitel, em Cruz Alta/RS, no Ministério Público do Rio Grande do Sul e no Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. Atuou como bolsista PIBIC UNICRUZ nos seguintes projetos: A condição sociocultural da mulher e a nova Lei do feminicídio (Lei n. 13.104/2015) (2018); A condição sociocultural da mulher: um estudo à luz do feminismo negro (2019). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, do Curso de Direito da Unicruz - GPJUR. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade - NUPELS. Aprovada no XXXII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Tem interesse em temas como a condição sociocultural da mulher; o feminismo e a linguagem jurídica e sua relação com a sociedade. É autora de textos publicados em periódicos e capítulos de livros, os quais discutem as temáticas de seu interesse.

Pedro Trindade Petersen, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Direito pela Universidade de Cruz Alta-RS - UNICRUZ. Pós-graduado em Direito Civil e Empresarial pelo Instituto Damásio de Direito - IDD (Faculdade IBMEC SP). Juiz Leigo no âmbito da Comarca de Cruz Alta-RS. Possui graduação em Direito pela Universidade de Cruz Alta-RS - UNICRUZ. Advogado autônomo inscrito na OAB/RS sob n. 116.540. Atuou, durante a graduação, como Estagiário na 2 Vara Cível da Comarca de Cruz Alta (2016-2018) e exerceu a função de Cartorário no Tabelionato de Notas da Cidade de Cruz Alta (2018-2019). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Civil, Processo Civil, Empresarial, de Família e Sucessões, Notarial, Registral e Tributário. Pesquisador do GPJUR - Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos, do Curso de Direito da UNICRUZ. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade da UNICRUZ - NUPELS. Pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagens e Comunicação - GEPELC.

Antonio Escandiel de Souza, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Possui Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS; Mestrado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM; Especialização em Linguística textual pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ e graduação em Letras - Licenciatura Português/ Inglês, pela Universidade de Cruz Alta. Professor titular II na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ, tem experiência na área de Linguística (Linguística Aplicada), desenvolvendo pesquisas com ênfase na relação entre linguagem e sociedade e ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira). Atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado, da UNICRUZ, de 2013 a 2017 e como coordenador adjunto do mesmo programa de 2018 a 2021. Atua como docente do referido Programa de Pós-Graduação, atuando na linha de pesquisa Linguagem, comunicação e sociedade e ministrando as disciplinas de Linguagem e Sociedade, Docência no ensino superior , Seminário de Pesquisa I, Seminário de Tese I e II e Discurso, cultura e contexto sócio-histórico, Exerce a função de Editor Gerente da Revista Di@logus, periódico do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Atua como avaliador ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS) pelo INEP/MEC. Exerceu as funções de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ e coordenador do Curso de Letras desta universidade, sendo também líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Linguagem e Sociedade (NUPELS), certificado pelo CNPq. Orientou, até o momento, mais de 90 trabalhos, incluindo Iniciação Científica (IC), Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e pós-graduação (Especialização e Mestrado), além de uma supervisão de pós-doutoramento (PNPD). Tem experiência na Educação à Distância (EaD) e atuou como conselheiro do CONSUN - Conselho Universitário da UNICRUZ e da Câmara de Graduação e da Câmara Stricto Sensu. É coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio PIBIC-EM/CNPq da Unicruz. Bolsista CAPES de agosto de 2010 a dezembro de 2016, coordenando o subprojeto de letras do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Bolsista CAPES/PARFOR de março de 2013 a dezembro de 2016, ministrando as disciplinas de língua portuguesa V e Estágio supervisionado III, no Curso de Letras da UNICRUZ. Foi professor da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul de 1995 a 2018, ministrando as disciplinas de português e inglês na educação básica (Ensino fundamental e médio).

Sirlei de Lourdes Lauxen, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Professora Titular da Universidade de Cruz Alta -UNICRUZ. Coordenadora do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social -Mestrado e Doutorado (2021-2024). Doutora em Educação pela UFRGS, com Estágio pós-doutoral em Educação pela UFRGS/ULisboa. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Membro do Consun (2008-2016; 2021-2024); Membro da Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa (2014- 2016; 2021-24). Faz parte do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024). Faz parte da Diretoria do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa FORGES (2018-2024); Co-Chair da Seção Educación y Políticas Educativas em América Latina- LASA (2019-2022). Coordena o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI e do Reelabore do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Assessora Pedagógica da Vice-Reitoria de Graduação (2006-2007). Membro do Conselho Curador (2008-2013); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro do Conselho Municipal de Educação (2008-2014; 2022-2024). Membro do CONSEPE (2006-2007). Diretora do Centro de Ciências Humanas e Sociais (2013); Coordenadora do Curso de Comunicação Social (2007); Membro do Colegiado do PPGPSDS (2014- 2019). Membro da Comissão Científica Institucional - CCI (2017-2021). Coordenou a Comissão de Avaliação Institucional (CAI) (2014-2019). Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas e gestão, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais.

Solange Beatriz Billig Garces, Universidade de Cruz Alta - Unicruz

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Cruz Alta (1991), Especialização em Educação - Teoria e Sistematização do Ensino Superior pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (1995), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC (2002) e Doutorado em Ciências Sociais - área de concentração Políticas e Práticas Sociais pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012); MBA EM EDUCAÇÃO HÍBRIDA, METODOLOGIAS ATIVAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM(2018). Atualmente é professor Titular II da Universidade de Cruz Alta, Docente Permanente do PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social da UNICRUZ, líder do grupo de Pesquisa Grupo Interdisciplinar de Estudos do Envelhecimento Humano - GIEEH, Coordenadora da UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade da UNICRUZ . Foi Pró-Reitora de Graduação da Unicruz na gestão 2013-2016 e gestão 2017-2019 .Foi coordenadora institucional do PIBID/UNICRUZ/CAPES 2020-2022.Conselheira Titular do Conselho Municipal do Idoso - COMID Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia da pesquisa, sociologia e antropologia desportiva, sociologia urbana, outras sociologias específicas, saberes e formação docente, educação física escolar, envelhecimento humano, educação, práticas sociais, saúde e políticas públicas, gestão e políticas educacionais.

Publicado

07-11-2024

Como Citar

Zimmermann de Souza, L., Trindade Petersen, P., Escandiel de Souza, A., de Lourdes Lauxen, S., & Beatriz Billig Garces, S. (2024). RAÇA E GÊNERO: PERSPECTIVAS SOCIOCULTURAIS. Revista Ilustração, 5(10), 43–55. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i10.400

Edição

Seção

Artigos Científicos