O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO
POTENCIALIDADES E VULNERABILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.399Resumo
A Coordenação Pedagógica se estrutura como uma área da atuação docente responsável por administrar/organizar o trabalho pedagógico nas escolas, de forma a contemplar as necessidades da comunidade escolar. A organização escolar no espaço campesino caracterizando a Educação do/no Campo remete a metodologias diferenciadas que possam atender às diferentes demandas do público a ser trabalhado. Diante disso, o objetivo desse estudo centra-se em compreender o trabalho do Coordenador Pedagógico em Escolas do/no Campo, bem como as fragilidades e potencialidades presentes nesse espaço. Para se alcançar o objetivo esperado foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com foco no acompanhamento da rotina de uma coordenadora de uma escola do campo do município de Paratinga-Ba, utilizando também do instrumento de coleta de dados uma entrevista não diretiva. Os resultados encontrados apontam que as fragilidades podem estar relacionadas a forma como se compreende o projeto de educação do campo, pois as escolas do campo apresentam características próprias acerca seu modo de vivência e organização, como potencialidade nota-se que a comunidade está engajada em buscar maior articulação com a escola a fim de unirem objetivo em comum.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alice de Souza Silva, Gisele Ferreira de Amorim, Linda Carolina Ribeiro Soares, Terezinha Camargo Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.