O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO

POTENCIALIDADES E VULNERABILIDADES

Autores

  • Alice de Souza Silva Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil
  • Gisele Ferreira de Amorim Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil
  • Linda Carolina Ribeiro Soares Secretaria Municipal de Educação de Salvador, BA, Brasil
  • Terezinha Camargo Magalhães Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.399

Resumo

A Coordenação Pedagógica se estrutura como uma área da atuação docente responsável por administrar/organizar o trabalho pedagógico nas escolas, de forma a contemplar as necessidades da comunidade escolar. A organização escolar no espaço campesino caracterizando a Educação do/no Campo remete a metodologias diferenciadas que possam atender às diferentes demandas do público a ser trabalhado. Diante disso, o objetivo desse estudo centra-se em compreender o trabalho do Coordenador Pedagógico em Escolas do/no Campo, bem como as fragilidades e potencialidades presentes nesse espaço. Para se alcançar o objetivo esperado foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com foco no acompanhamento da rotina de uma coordenadora de uma escola do campo do município de Paratinga-Ba, utilizando também do instrumento de coleta de dados uma entrevista não diretiva. Os resultados encontrados apontam que as fragilidades podem estar relacionadas a forma como se compreende o projeto de educação do campo, pois as escolas do campo apresentam características próprias acerca seu modo de vivência e organização, como potencialidade nota-se que a comunidade está engajada em buscar maior articulação com a escola a fim de unirem objetivo em comum.

Biografia do Autor

Alice de Souza Silva, Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil

Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil

Gisele Ferreira de Amorim, Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil

Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil

Linda Carolina Ribeiro Soares, Secretaria Municipal de Educação de Salvador, BA, Brasil

Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil

Terezinha Camargo Magalhães, Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil

Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, Brasil

Publicado

28-09-2024

Como Citar

Silva, A. de S., Amorim, G. F. de, Soares, L. C. R., & Magalhães, T. C. (2024). O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA DO CAMPO: POTENCIALIDADES E VULNERABILIDADES . Revista Ilustração, 5(9), 257–273. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.399

Edição

Seção

Artigos Científicos