DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Marcelo Máximo Purificação Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES, Brasil.
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Instituto Federal da Paraíba, IFPB, Brasil.
  • Diego de Vargas Matos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
  • Emanuella Silveira Vasconcelos Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
  • Francisco Pires de Castro Júnior Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
  • Paulo Santiago de Sousa Universidade Estadual Paulista, UNESP.
  • Carlos Alexandre Firme de Oliveira Universidad del Sol, UNADES, Paraguai.
  • Jelson Budal Schmidt Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.
  • Alessandra Barboza Barros Must University, Estados Unidos.
  • Gabriel Antonio Ogaya Joerke Universidade Candido Mendes, IUPERJ/UCAM, Brasil.
  • Orivaldo da Silva Lacerda Junior Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
  • Lucas Barroso Rego Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
  • Jonael Macedo Nascimento Faculdade Única, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.398

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos - EJA, atualmente, representa uma nova oportunidade de acesso ao direito à educação, embasada em uma alternativa legal com garantias. O objetivo deste artigo é identificar, sob uma perspectiva ampla e sistêmica da problemática educacional brasileira, como as práticas de educação de jovens e adultos e as reflexões pedagógicas relacionadas têm construído uma trajetória específica. Para realizar o estudo, utilizamos procedimentos metodológicos fundamentados em materiais já existentes na literatura, que possibilitassem a construção de um conhecimento que gerasse um debate genuíno entre diferentes vozes sobre o assunto, levando em conta as perspectivas dos estudiosos e pesquisadores escolhidos para a discussão. Conclui-se que, os diálogos e as perspectivas na educação de jovens e adultos são fundamentais para a promoção de uma educação mais democrática, inclusiva e transformadora. Por meio do diálogo, da escuta ativa e da valorização das diferentes perspectivas, é possível construir práticas pedagógicas mais eficazes e significativas, que contribuam para a formação integral dos sujeitos e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Publicado

25-09-2024

Como Citar

Purificação, M. M., Guerra, A. de L. e R., Matos, D. de V., Vasconcelos, E. S., Júnior, F. P. de C., Sousa, P. S. de, Oliveira, C. A. F. de, Schmidt, J. B., Barros, A. B., Joerke, G. A. O., Junior, O. da S. L., Rego, L. B., & Nascimento, J. M. (2024). DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Ilustração, 5(9), 245–255. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.398

Edição

Seção

Artigos Científicos