DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.398Resumo
A Educação de Jovens e Adultos - EJA, atualmente, representa uma nova oportunidade de acesso ao direito à educação, embasada em uma alternativa legal com garantias. O objetivo deste artigo é identificar, sob uma perspectiva ampla e sistêmica da problemática educacional brasileira, como as práticas de educação de jovens e adultos e as reflexões pedagógicas relacionadas têm construído uma trajetória específica. Para realizar o estudo, utilizamos procedimentos metodológicos fundamentados em materiais já existentes na literatura, que possibilitassem a construção de um conhecimento que gerasse um debate genuíno entre diferentes vozes sobre o assunto, levando em conta as perspectivas dos estudiosos e pesquisadores escolhidos para a discussão. Conclui-se que, os diálogos e as perspectivas na educação de jovens e adultos são fundamentais para a promoção de uma educação mais democrática, inclusiva e transformadora. Por meio do diálogo, da escuta ativa e da valorização das diferentes perspectivas, é possível construir práticas pedagógicas mais eficazes e significativas, que contribuam para a formação integral dos sujeitos e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Máximo Purificação, Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Diego de Vargas Matos, Emanuella Silveira Vasconcelos, Francisco Pires de Castro Júnior, Paulo Santiago de Sousa, Carlos Alexandre Firme de Oliveira, Jelson Budal Schmidt, Alessandra Barboza Barros, Gabriel Antonio Ogaya Joerke, Orivaldo da Silva Lacerda Junior, Lucas Barroso Rego, Jonael Macedo Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.