TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVA
UMA COMBINAÇÃO PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.394Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar como a integração de tecnologias emergentes com metodologias ativas, como o Design Thinking, pode transformar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente educacional mais interativo, personalizado e eficaz. Realizou-se uma Revisão de Literatura baseada em Pesquisa Bibliográfica, analisando estudos e artigos acadêmicos que abordam a aplicação de tecnologias educacionais e metodologias ativas. Foram identificadas boas práticas, benefícios, desafios e impactos dessa combinação no contexto educacional. A inserção de metodologias ativas e tecnologias enfrenta desafios como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada, capacitação de professores e adaptação curricular. A resistência à mudança por parte de educadores e instituições também pode dificultar a implementação. Apesar dos desafios, a combinação de metodologias ativas e tecnologias emergentes apresenta inúmeros benefícios, como tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, personalizar o ensino e promover habilidades críticas e colaborativas. Ao integrar essas abordagens, cria-se um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fábio José de Araújo, Alex Andrelino Viana Jucá , Dirceu da Silva , Jeckson Santos do Nascimento, Laura Silva de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.