TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVA

UMA COMBINAÇÃO PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Fábio José de Araújo Faculdad Interamericana de Ciências Sociales, Asunción, Paraguay
  • Alex Andrelino Viana Jucá  Must University, Estados Unidos
  • Dirceu da Silva   Must University, Estados Unidos
  • Jeckson Santos do Nascimento Universidad de La Integración de Las Américas, Asunción, Paraguai
  • Laura Silva de Sousa Universidade de Educação de Tangará da Serra, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.394

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como a integração de tecnologias emergentes com metodologias ativas, como o Design Thinking, pode transformar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente educacional mais interativo, personalizado e eficaz. Realizou-se uma Revisão de Literatura baseada em Pesquisa Bibliográfica, analisando estudos e artigos acadêmicos que abordam a aplicação de tecnologias educacionais e metodologias ativas. Foram identificadas boas práticas, benefícios, desafios e impactos dessa combinação no contexto educacional. A inserção de metodologias ativas e tecnologias enfrenta desafios como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada, capacitação de professores e adaptação curricular. A resistência à mudança por parte de educadores e instituições também pode dificultar a implementação. Apesar dos desafios, a combinação de metodologias ativas e tecnologias emergentes apresenta inúmeros benefícios, como tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, personalizar o ensino e promover habilidades críticas e colaborativas. Ao integrar essas abordagens, cria-se um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.

Biografia do Autor

Fábio José de Araújo, Faculdad Interamericana de Ciências Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Alex Andrelino Viana Jucá , Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Dirceu da Silva  , Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Jeckson Santos do Nascimento, Universidad de La Integración de Las Américas, Asunción, Paraguai

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA). 

Laura Silva de Sousa, Universidade de Educação de Tangará da Serra, MT, Brasil

Pós graduação em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade De Educação De Tangará Da Serra (UniSerra).

Publicado

10-09-2024

Como Citar

Araújo, F. J. de, Jucá , A. A. V., Silva ,D.da, Nascimento, J. S. do, & Sousa, L. S. de. (2024). TECNOLOGIA E METODOLOGIAS ATIVA: UMA COMBINAÇÃO PARA O FUTURO DA EDUCAÇÃO. Revista Ilustração, 5(9), 191–203. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.394

Edição

Seção

Artigos Científicos