A “PEER INSTUCTION”

UMA METODOLOGIA ATIVA PROBLEMATIZADORA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES

Autores

  • Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva Must University, Estados Unidos
  • Clidson Monteiro da Costa Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil
  • Daniela Rodrigues de Godoy Must University, Estados Unidos
  • Davi Cipriano de Queiroz Must University, Estados Unidos
  • Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos Faculdade Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.393

Resumo

O contexto educacional brasileiro atual demonstra que as transformações provocadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDCs), assim como as mudanças curriculares, apontam para a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e na forma de encaminhar o processo de aprendizagem, tendo em vista que os métodos tradicionais, não mais atendem as demandas da contemporaneidade. As metodologias ativas surgem como proposta que estimula o protagonismo do aluno, além da cooperação, da aprendizagem significativa e do aproveitamento das experiências prévias. O presente artigo, ao situar a “Peer Instruction” traduzida no Brasil, como a “aprendizagem baseada em pares”, buscou analisar essa metodologia que privilegia a relação do aluno com os conteúdos, do aluno com outros alunos e do aluno com os professores, por meio de ações que objetivam a autonomia nos processos de problematização e discussão entre os pares e a apropriação dos saberes pela aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Clidson Monteiro da Costa, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM, Brasil

Mestrando em Ensino das Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas.

Daniela Rodrigues de Godoy, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Davi Cipriano de Queiroz, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

10-09-2024

Como Citar

Silva, M. K. P. R. C. da, Costa, C. M. da, Godoy, D. R. de, Queiroz, D. C. de, & Santos, V. A. B. da C. (2024). A “PEER INSTUCTION”: UMA METODOLOGIA ATIVA PROBLEMATIZADORA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES. Revista Ilustração, 5(9), 183–189. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.393

Edição

Seção

Artigos Científicos