A “PEER INSTUCTION”
UMA METODOLOGIA ATIVA PROBLEMATIZADORA DOS CONTEÚDOS CURRICULARES
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.393Resumo
O contexto educacional brasileiro atual demonstra que as transformações provocadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TIDCs), assim como as mudanças curriculares, apontam para a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas e na forma de encaminhar o processo de aprendizagem, tendo em vista que os métodos tradicionais, não mais atendem as demandas da contemporaneidade. As metodologias ativas surgem como proposta que estimula o protagonismo do aluno, além da cooperação, da aprendizagem significativa e do aproveitamento das experiências prévias. O presente artigo, ao situar a “Peer Instruction” traduzida no Brasil, como a “aprendizagem baseada em pares”, buscou analisar essa metodologia que privilegia a relação do aluno com os conteúdos, do aluno com outros alunos e do aluno com os professores, por meio de ações que objetivam a autonomia nos processos de problematização e discussão entre os pares e a apropriação dos saberes pela aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva, Clidson Monteiro da Costa, Daniela Rodrigues de Godoy, Davi Cipriano de Queiroz, Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.