ENSINO EM BRAILLE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.391Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a importância do ensino em Braille na formação de professores e explorar as percepções de docentes e discentes do ensino superior sobre essa temática. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, investigando fontes teóricas e estudos anteriores relacionados ao ensino em Braille e à formação docente. Assim, ao longo do estudo, identificou-se que o domínio do Braille é essencial para a inclusão educacional de estudantes cegos, sendo uma competência fundamental para professores que atuam nessa área. Também se aprendeu durante a edificação deste estudo que tanto docentes quanto discentes reconhecem a importância do Braille na formação acadêmica, mas ainda enfrentam desafios relacionados à falta de recursos e à necessidade de uma formação mais aprofundada. A pesquisa ressaltou, dessa forma, a necessidade de uma maior integração do Braille nos currículos de formação docente para garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elineide Cavalcanti de Oliveira, Beatriz Alves dos Santos, Evaristo Fernandes de Almeida, Lorena dos Santos Mulatti, Suzamary Almira de Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.