ENSINO EM BRAILLE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Elineide Cavalcanti de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Beatriz Alves dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil
  • Evaristo Fernandes de Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Lorena dos Santos Mulatti Must University, Estados Unidos
  • Suzamary Almira de Figueiredo Faculdade São Luís, São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.391

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a importância do ensino em Braille na formação de professores e explorar as percepções de docentes e discentes do ensino superior sobre essa temática. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, investigando fontes teóricas e estudos anteriores relacionados ao ensino em Braille e à formação docente. Assim, ao longo do estudo, identificou-se que o domínio do Braille é essencial para a inclusão educacional de estudantes cegos, sendo uma competência fundamental para professores que atuam nessa área. Também se aprendeu durante a edificação deste estudo que tanto docentes quanto discentes reconhecem a importância do Braille na formação acadêmica, mas ainda enfrentam desafios relacionados à falta de recursos e à necessidade de uma formação mais aprofundada. A pesquisa ressaltou, dessa forma, a necessidade de uma maior integração do Braille nos currículos de formação docente para garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade.

Biografia do Autor

Elineide Cavalcanti de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Beatriz Alves dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul, Jacuí, São Paulo, SP, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

Evaristo Fernandes de Almeida, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Lorena dos Santos Mulatti, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Suzamary Almira de Figueiredo, Faculdade São Luís, São Paulo, SP, Brasil

Especialista em Libras pela Faculdade São Luís.

Publicado

10-09-2024

Como Citar

Oliveira, E. C. de, Santos, B. A. dos, Almeida, E. F. de, Mulatti, L. dos S., & Figueiredo, S. A. de. (2024). ENSINO EM BRAILLE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES DE DOCENTES E DISCENTES DA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Revista Ilustração, 5(9), 153–161. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.391

Edição

Seção

Artigos Científicos