CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO
DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.389Resumo
O presente artigo teve como objetivo analisar a contribuição da cultura digital na educação como um desafio contemporâneo no ensino-aprendizagem. O método utilizado foi uma pesquisa de revisão de literatura, com base no mapeamento das plataformas de dados Google Acadêmico, Periódicos da CAPES e SCIELO. Referente ao período de 2014 a 2024 as obras encontradas foram fichadas e resumidas para inclusão no texto de discussão. Os resultados apontaram que há uma lacuna entre o potencial das tecnologias e sua aplicação prática na educação, limitando o engajamento dos alunos e a exploração de novas metodologias de ensino. É crucial que o desenvolvimento de habilidades tecnológicas não se restrinja ao uso técnico das ferramentas, mas inclua a formação de cidadãos éticos, críticos e produtivos. Para enfrentar esses obstáculos, são necessárias as colaborações entre educadores, gestores e formuladores de políticas, adotando uma abordagem centrada no aluno. As competências online essenciais para o século XXI incluem alfabetização tecnológica, pensamento crítico, comunicação eficaz, colaboração virtual, criatividade, aprendizado autônomo, adaptabilidade, gerenciamento do tempo, ética na internet e habilidades em programação e análise de dados, preparando os estudantes para os desafios futuros e o mercado de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra de Oliveira Botelho, Celine Maria de Sousa Azevedo, Jeckson Santos do Nascimento, Lenice Lins Corrêa, Maria do Carmo Pereira de Aguiar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.