CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Sandra de Oliveira Botelho Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil
  • Celine Maria de Sousa Azevedo Must University, Estados Unidos
  • Jeckson Santos do Nascimento Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay
  • Lenice Lins Corrêa Universidade Estadual de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Maria do Carmo Pereira de Aguiar Universidade Camilo Castelo Branco, Itaquera, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.389

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a contribuição da cultura digital na educação como um desafio contemporâneo no ensino-aprendizagem. O método utilizado foi uma pesquisa de revisão de literatura, com base no mapeamento das plataformas de dados Google Acadêmico, Periódicos da CAPES e SCIELO. Referente ao período de 2014 a 2024 as obras encontradas foram fichadas e resumidas para inclusão no texto de discussão. Os resultados apontaram que há uma lacuna entre o potencial das tecnologias e sua aplicação prática na educação, limitando o engajamento dos alunos e a exploração de novas metodologias de ensino. É crucial que o desenvolvimento de habilidades tecnológicas não se restrinja ao uso técnico das ferramentas, mas inclua a formação de cidadãos éticos, críticos e produtivos. Para enfrentar esses obstáculos, são necessárias as colaborações entre educadores, gestores e formuladores de políticas, adotando uma abordagem centrada no aluno. As competências online essenciais para o século XXI incluem alfabetização tecnológica, pensamento crítico, comunicação eficaz, colaboração virtual, criatividade, aprendizado autônomo, adaptabilidade, gerenciamento do tempo, ética na internet e habilidades em programação e análise de dados, preparando os estudantes para os desafios futuros e o mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Sandra de Oliveira Botelho, Universidade do Estado do Amazonas, AM, Brasil

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, pelo Programa de Pós Graduação da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

Celine Maria de Sousa Azevedo, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Jeckson Santos do Nascimento, Universidad de la Integración de las Américas, Asunción, Paraguay

Doutor em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Lenice Lins Corrêa, Universidade Estadual de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI, pela Universidade Estadual de Mato Grosso.

Maria do Carmo Pereira de Aguiar, Universidade Camilo Castelo Branco, Itaquera, SP, Brasil

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco. 

Publicado

10-09-2024

Como Citar

Botelho, S. de O., Azevedo, C. M. de S., Nascimento, J. S. do, Corrêa, L. L., & Aguiar, M. do C. P. de. (2024). CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 5(9), 123–134. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.389

Edição

Seção

Artigos Científicos