OMISSÕES DE LETRAS

UMA INVESTIGAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÓS PANDEMIA

Autores

  • Karine do Nascimento Araújo
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Gêneses Soares Pereira Must University, Estados Unidos
  • José Roberto Moreira de Barros Universidade Paulista, São Paulo, SP, Brasil
  • Yara Kirya Brum Must University, Estados Unidos

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.387

Resumo

As produções escritas dos alunos do ensino médio, mas especificamente no período pós pandemia, mostra-nos que eles ainda possuem grande dificuldade em escrever de acordo com a forma padrão. Esse fato se deve porque eles se apropriam da sonoridade das palavras e as transferem para a escrita. Contudo, a pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas para todos os setores da sociedade, e a educação não foi exceção. O ensino remoto emergencial, com suas particularidades, deixou marcas profundas na forma como os alunos produzem textos atualmente. Nem todos os alunos tiveram acesso igualitário a computadores e internet, o que limitou suas possibilidades de produção textual, aliados à ausência de um feedback constante do professor, pode ter prejudicado o desenvolvimento da escrita. O presente artigo visa analisar quais desvios de ortografia são mais pertinentes nas produções escritas dos alunos do Ensino Médio. Assim, a partir da coleta dos dados, atividades interventivas serão propostas a fim de que as problemáticas oriundas desse período de defasagem possam ser sanadas ou melhorados.

 

Biografia do Autor

Karine do Nascimento Araújo

Especialista em Metodologia de Língua Portuguesa e suas Literaturas.

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.

Gêneses Soares Pereira, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

José Roberto Moreira de Barros, Universidade Paulista, São Paulo, SP, Brasil

Especialista em Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios pela Universidade Paulista.

Yara Kirya Brum, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Publicado

10-09-2024

Como Citar

Araújo, K. do N., Malta, D. P. de L. N., Pereira, G. S., Barros, J. R. M. de, & Brum, Y. K. (2024). OMISSÕES DE LETRAS: UMA INVESTIGAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÓS PANDEMIA. Revista Ilustração, 5(9), 99–108. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.387

Edição

Seção

Artigos Científicos