INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZADO ADAPTATIVO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Autores

  • Átila de Souza Universidade da Integração das Américas, Asunción, Paraguay
  • Aline Esprendor Must University, Estados Unidos
  • Ana Carolina Rodrigues da Luz Eccel Must University, Estados Unidos
  • Daiane de Lourdes Alves Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil
  • Daniela Paula de Lima Nunes Malta Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.385

Resumo

Este estudo analisou a integração da inteligência artificial (IA) na educação, visando compreender como essa tecnologia pode ser implementada, considerando seus benefícios e desafios. O objetivo geral foi investigar as aplicações da IA na educação, destacando suas vantagens e as barreiras enfrentadas. Utilizou-se a metodologia de revisão bibliográfica, analisando artigos, livros e outros documentos relevantes sobre o tema. Os resultados mostraram que a IA tem o potencial de personalizar o ensino, melhorar o engajamento dos alunos e apoiar os professores em tarefas administrativas. A personalização do ensino foi identificada como um dos principais benefícios, com sistemas de tutoria inteligente e plataformas de aprendizagem adaptativa oferecendo feedback imediato e ajustado às necessidades dos alunos. Contudo, a implementação da IA enfrenta desafios técnicos, como a necessidade de infraestrutura avançada, e culturais, incluindo a resistência à mudança por parte dos educadores. As considerações finais destacaram que, apesar dos desafios, as perspectivas para a integração da IA na educação são promissoras, com potencial para melhorar a qualidade do ensino. Foram apontadas as contribuições do estudo, como a clarificação dos benefícios e desafios da IA na educação, e a necessidade de estudos futuros para complementar as pesquisas em contextos específicos e a longo prazo.

Biografia do Autor

Átila de Souza, Universidade da Integração das Américas, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação na Universidade da Integração das Américas.

Aline Esprendor, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Ana Carolina Rodrigues da Luz Eccel, Must University, Estados Unidos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University.

Daiane de Lourdes Alves, Universidade do Estado de Mato Grosso, MT, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva em Rede Nacional pela Universidade do Estado de Mato Grosso.

Daniela Paula de Lima Nunes Malta, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Publicado

10-09-2024

Como Citar

Souza, Átila de, Esprendor, A., Eccel, A. C. R. da L., Alves, D. de L., & Malta, D. P. de L. N. (2024). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E APRENDIZADO ADAPTATIVO, NO CONTEXTO EDUCACIONAL. Revista Ilustração, 5(9), 73–90. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i9.385

Edição

Seção

Artigos Científicos