APRENDENDO A APRENDER: CONSIDERAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM TDAH

Autores

  • Dijalma Pereira Nunes Júnior
  • Ymara Silvia Pansani Pirani
  • Maria Dolores Delmondes
  • Rosilene Pires da Silva
  • Simone Guimarães Barros
  • Gleison Peralta Peres

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.379

Resumo

O presente artigo tem o intuito de apresentar alguns aspectos sobre o comportamento do aluno TDAH, a indisciplina e a educação familiar e escolar para assim relacionar cada aspecto e compreende-los melhor. O objetivo principal é conhecer as possíveis intervenções psicopedagógicas utilizadas com aluno TDAH que possam contribuir para superar suas limitações de aprendizagem. A metodologia contou com abordagem qualitativa e exploratória por meio bibliográfico com estudo de autores como: Arruda (2006), Bossa (2016), Itaborahy (2009), Oliveira (2009) e Souza (2009). O estudo possibilitou compreender como ocorre atuação psicopedagógica e assim conhecer algumas intervenções psicopedagógicas que em conjunto com o trabalho médico e psicológico que possa auxiliar o aluno com TDAH, proporcionando assim uma progressão da sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Dijalma Pereira Nunes Júnior

Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIAVEC. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso. 

Ymara Silvia Pansani Pirani

Especialista em Docência do ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos- EJA e Gestão Ambiental. Graduada em História e Pedagogia. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso. 

Maria Dolores Delmondes

Especialista em Agroecologia pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Educação Multidisciplinar com foco em Geografia pela Faculdade do Instituto Pan-americano (FACIPAM). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Educação Básica, Rede Municipal de Barra do Garças, MT. 

Rosilene Pires da Silva

Especialista em Educação Especial com Ênfase em Libras. Graduada em Letras e Pedagogia. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso. 

Simone Guimarães Barros

Especialista em psicopedagogia institucional com ênfase em inclusão pela Faculdade Cathedral e graduada em pedagogia pela mesma instituição. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Barra do Garças, Estado de Mato Grosso. 

Gleison Peralta Peres

Mestre em História (PUC Goiás), graduado em história (Unemat) e pedagogia (Unopar). Professor efetivo da rede estadual de ensino de Mato Grosso (Seduc/MT). 

Publicado

02-09-2024

Como Citar

Nunes Júnior, D. P., Pirani, Y. S. P., Delmondes, M. D., Silva, R. P. da, Barros, S. G., & Peres, G. P. (2024). APRENDENDO A APRENDER: CONSIDERAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM TDAH. Revista Ilustração, 5(8), 225–238. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.379

Edição

Seção

Artigos Científicos