A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O PAPEL TRANSFORMADOR DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.377Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca do uso das tecnologias em sala de aula e como o professor pode agir neste novo cenário educacional, salientando alguns recursos tecnológicos que podem ser interessantes dentro do ambiente escolar. Visto isso, o embasamento teórico escolhido foi a realização de uma revisão bibliográfica, com o uso das palavras chave como descritores da busca de referências na plataforma CAPES e Google Acadêmico, além da utilização dos módulos da disciplina deste mestrado. A partir dos resultados encontrados, foi perceptível que as tecnologias cresceram muito mundialmente, principalmente após a Revolução Industrial e com o acesso facilitado à internet e aos meios de comunicação, fazendo com que os discentes apresentem certa facilidade com as tecnologias, o que acaba por desafiar os professores. Observa-se que os docentes tendem a buscar interação do tema para que os alunos sejam atraídos para o ensino-aprendizagem e sintam-se interessados em aprender, porém muitas vezes faltam ferramentas e formações adequadas para que estes professores consigam adequar-se à atualidade. Destaca-se o uso de computadores, slides e da internet como ferramentas mais utilizadas pelos professores, abrindo espaço para que todos se comuniquem, aperfeiçoem suas habilidades e o ensino-aprendizado melhore a cada dia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Demisa Francisca Pires, Cibele Elias da Silva, Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes, Suzamary Almira de Figueiredo, Uilma Honorato dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.