A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

O PAPEL TRANSFORMADOR DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Demisa Francisca Pires Instituto Superior de Educação de Ibituruna, Montes Claros, MG, Brasil
  • Cibele Elias da Silva Faculdade de Educação São Luís, Sp, Brasil
  • Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Suzamary Almira de Figueiredo Faculdade São Luís, SP, Brasil
  • Uilma Honorato dos Santos Institucional pela Rede Futura, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.377

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discorrer acerca do uso das tecnologias em sala de aula e como o professor pode agir neste novo cenário educacional, salientando alguns recursos tecnológicos que podem ser interessantes dentro do ambiente escolar. Visto isso, o embasamento teórico escolhido foi a realização de uma revisão bibliográfica, com o uso das palavras chave como descritores da busca de referências na plataforma CAPES e Google Acadêmico, além da utilização dos módulos da disciplina deste mestrado. A partir dos resultados encontrados, foi perceptível que as tecnologias cresceram muito mundialmente, principalmente após a Revolução Industrial e com o acesso facilitado à internet e aos meios de comunicação, fazendo com que os discentes apresentem certa facilidade com as tecnologias, o que acaba por desafiar os professores. Observa-se que os docentes tendem a buscar interação do tema para que os alunos sejam atraídos para o ensino-aprendizagem e sintam-se interessados em aprender, porém muitas vezes faltam ferramentas e formações adequadas para que estes professores consigam adequar-se à atualidade. Destaca-se o uso de computadores, slides e da internet como ferramentas mais utilizadas pelos professores, abrindo espaço para que todos se comuniquem, aperfeiçoem suas habilidades e o ensino-aprendizado melhore a cada dia.

Biografia do Autor

Demisa Francisca Pires, Instituto Superior de Educação de Ibituruna, Montes Claros, MG, Brasil

Especialização em Psicopedagogia e Educação Infantil pelo Instituto Superior de Educação de Ibituruna (ISEIB). 

Cibele Elias da Silva, Faculdade de Educação São Luís, Sp, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). 

Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes. 

Suzamary Almira de Figueiredo, Faculdade São Luís, SP, Brasil

Especialização em Libras pela Faculdade São Luís.

Uilma Honorato dos Santos, Institucional pela Rede Futura, SP, Brasil

Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Rede Futura (Faveni).

Publicado

18-08-2024

Como Citar

Pires, D. F., Silva, C. E. da, Gomes, P. C. P. A., Figueiredo, S. A. de, & Santos, U. H. dos. (2024). A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O PAPEL TRANSFORMADOR DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Revista Ilustração, 5(8), 207–214. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.377

Edição

Seção

Artigos Científicos