O USO DE TECNOLOGIAS EM ÂMBITO EDUCACIONAL

Autores

  • Dirceu da Silva Must University, Estados Unidos
  • Alex Andrelino Viana Jucá Must University, Estados Unidos
  • Fábio José de Araújo Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Jeckson Santos do Nascimento Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay
  • Laura Silva de Sousa Universidade de Educação de Tangará da Serra, MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.375

Resumo

Nos últimos anos, o progresso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem promovido mudanças significativas em várias esferas, incluindo a educação. A adoção dessas ferramentas no ambiente escolar pode revolucionar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais envolvente, interativo e acessível. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é analisar o uso de tecnologias integradas à sala de aula e identificar os benefícios e desafios associados a essa prática. Pretende-se compreender de que maneira essas ferramentas tecnológicas podem contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem, além de avaliar os principais obstáculos enfrentados pelos educadores na implementação dessas tecnologias. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma revisão bibliográfica das publicações disponíveis em duas importantes bases de dados acadêmicas: Google Acadêmico e SciELO. A escolha dessas plataformas se deve à sua ampla cobertura e relevância na área de pesquisa educacional. Foram selecionados artigos, teses e dissertações que abordassem a integração de tecnologias na sala de aula. A incorporação de tecnologias no ambiente escolar pode revolucionar o ensino, tornando-o mais eficaz e alinhado às demandas dos estudantes contemporâneos. Contudo, para que essas mudanças sejam efetivas, é crucial enfrentar os obstáculos referentes à infraestrutura, capacitação dos professores e igualdade no acesso às TDIC. A análise da literatura disponível destaca a relevância de políticas educacionais que promovam e apoiem a adoção dessas tecnologias, assegurando que todos os alunos tenham a oportunidade de usufruir dessas inovações.

Biografia do Autor

Dirceu da Silva, Must University, Estados Unidos

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST). 

Alex Andrelino Viana Jucá, Must University, Estados Unidos

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela Miami University of Science and Technology (MUST).

Fábio José de Araújo, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutorando em Ciências da Educação pela Faculdad Interamericana de Ciências Sociales (FICS).

Jeckson Santos do Nascimento, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, Asunción, Paraguay

Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA).

Laura Silva de Sousa, Universidade de Educação de Tangará da Serra, MT, Brasil

Pós graduação em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade De Educação De Tangará Da Serra (UniSerra).

Publicado

18-08-2024

Como Citar

Silva, D. da, Jucá, A. A. V., Araújo, F. J. de, Nascimento, J. S. do, & Sousa, L. S. de. (2024). O USO DE TECNOLOGIAS EM ÂMBITO EDUCACIONAL. Revista Ilustração, 5(8), 187–197. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i8.375

Edição

Seção

Artigos Científicos